sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mulheres comandam a processante


No início desta semana, a Comissão Parlamentar Processante (CPP), criada pela Câmara para processar de maneira político-administrativa o Prefeito Zauri Tiaraju de Castro, por supostas irregularidades no governo municipal, divulgou os cargos dos líderes de bancada dentro da CPP. Ficou estipulado em reunião interna da comissão, que os cargos mais importantes ficarão sob responsabilidade de duas mulheres, onde a vereadora Rosilda Freitas (PMDB), será Presidente e a vereadora Rosane Abdala (PP), ficará como relatora, tendo a responsabilidade de pedir ou não a cassação do Prefeito. Para completar a comissão, como membro, está o vereador Toninho do PT.
Os cinco fatos que estão sendo abordados na comissão que processa a Administração estão os três casos investigados pela CPI, Cooperativa de Trabalho, compra de pneus e reforma da escola, os cheques da prefeitura usados pelo Prefeito para pagar contas particulares e a utilização da Justiça para intervir junto ao Executivo.
Esta nova Comissão fará um trabalho de processar o Prefeito pelos fatos apresentados e no final do prazo, que será de 90 dias, o relator deve pedir ou não a cassação do Chefe do Executivo. O relatório da CPP deve ser votado também pelo plenário da Câmara e para ser aprovado precisa de 6 votos favoráveis, dos 9 vereadores existentes.
Para a vereadora Rosane Abdala, ser relatora deste processo é muito importante e de uma responsabilidade mútua. “Vamos analisar todos os pontos tecnicamente, com apoio de especialistas e de todos os colegas, disse a relatora.
Já a vereadora Rosilda Freitas, comentou que a abertura da CPP é uma conseqüência de todos os fatos que já foram e que estão sendo investigados, sempre com total responsabilidade e análises técnicas.
Os primeiros passos da Comissão já foram tomados, onde foi aberto um prazo para o Prefeito indicar até 10 testemunhas de defesa para serem ouvidas pela CPP, dentro dos 5 itens apurados. Na próxima semana a Comissão deve pedir à Prefeitura alguns documentos que estão faltando para o processo, principalmente para aqueles temas que não fizeram parte da CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário