sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Praia de Lavras está interditada

Rio Camaquã baixou, e prefeitura interditou os banhos

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria desta sexta-feira, dia 31, uma das principais atrações do verão de Lavras do Sul está interditada. A Praia do Paredão, que fica dentro do Camping Municipal Zeferino Teixeira, está fechada para banho desde quarta-feira. Segundo a secretária de Turismo do município, Fernanda Teixeira, há mais de três meses não chove forte na cidade. O nível do Rio Camaquã baixou 1 metro, e a praia está sumindo. O local será reaberto só se o curso d’água voltar ao normal.

Como o Camaquã está raso demais, há muitas algas no rio. Temendo contaminação por doenças, como a hepatite A, a prefeitura decidiu impedir os banhistas de se refrescarem no local. Produtores de trigo, soja, arroz e criadores de gado também se preocupam com a seca, conforme o vice-prefeito, Paulo César dos Santos (PP).

– Estamos entrando em uma situação de calamidade pública. Temos um déficit de 400 milímetros de chuva. Agricultores estimam ter perdido mais de 40% de suas plantações. Seca assim, só vi em 2005 – diz Santos.

E a expectativa para os próximos dias não é das melhores. A meteorologista Estael Sias, da Central de Meteorologia do Grupo RBS, explica que o fenômeno La Niña resfria as águas do Oceano Pacífico e faz com que haja menos evaporação. A consequência é a menor formação de nuvens e a falta de chuvas. Estael afirma que o verão deve ser seco em Lavras do Sul.

Vazamento – Não bastasse a escassez de água na cidade, uma das comportas da barragem do Paredão, que abastece o município, está com um vazamento desde terça-feira. Segundo o gerente da Corsan de Lavras, Renato Munhoz, na quinta-feira à tarde, parte do problema tinha sido resolvida com sacos de areia. Munhoz garantiu que todo o rompimento seria sanado ainda na quinta-feira. Ele disse que, se não chover forte até fevereiro, há possibilidade de racionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário