sábado, 8 de janeiro de 2011

Apesar da emergência por causa da seca, praia de Lavras está liberada

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria deste sábado, a Praia do Paredão que recebe até 800 pessoas por fim de semana em Lavras do Sul, foi liberada para banho por volta das 10h de quinta-feira. Dentro do Camping Municipal Zeferino Teixeira, ela estava interditada desde 29 de dezembro porque o nível da água estava baixo e havia risco de doenças, como hepatite A.
O nível do Rio Camaquã, que tinha baixado um metro, e fez com que a praia parecesse estar sumindo, já voltou ao normal. E, segundo o vice-prefeito Paulo César dos Santos, a reabertura da praia só ocorreu porque o curso d’água chegou à taipa, no final da prainha.
– Estamos investindo no camping. Fizemos dois novos banheiros e estamos concluindo um palco para shows musicais para o verão. O local é importante porque gera renda para o município – salienta.
O problema que fez com que a praia começasse a sumir ocorreu devido a um vazamento em uma das comportas da barragem do Paredão, que abastece o município.
Na sexta-feira, a Corsan de Lavras do Sul tinha resolvido o vazamento com sacos de areia, o que fez com que o volume de água que tinha esvaziado do Camaquã, no trecho em que as pessoas tomam banho, voltasse ao nível normal.
Salva vidas – Outro problema que chegou a dor de cabeça à prefeitura é a segurança dos frequentadores da praia. Porém, a falta de salva-vidas – a Praia do Paredão não foi contemplada com bombeiros da Operação Golfinho –, não preocupa mais a administração municipal.
Depois de ter cogitado a terceirização do serviço, a prefeitura entrou em um acordo com a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros. Segundo o vice-prefeito, as duas instituições se comprometeram a, na próxima semana, destinar policiais de suas guarnições para trabalhar como salva-vidas no local. Três deles se revezarão durante a temporada de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário