sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Medicamentos gratuitos para hipertensos e diabéticos


Por Márcia Marinho

A presidente da República, Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciaram um novo programa “Saúde não tem preço”, disponíveis no sistema de gratuidade de medicamentos “Aqui tem farmácia Popular” contemplando pacientes hipertensos e diabéticos. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que integra a Frente Parlamentar da Saúde, participou do evento.

Na oportunidade, foi entregue a placa de número 15 mil, referente à quantidade de unidades de farmácia particulares credenciadas. A placa foi entregue para a empresária Luísa Martins Gonçalves, de Fortaleza-Ceará.

Hamm destaca a importância de o governo federal promover o aceso da população à Política Nacional de Medicamentos gratuitos, o que garante melhorias na área de Saúde. A distribuição para os pacientes é importante já que dados apontam que a hipertensão é diagnosticada no país em cerca de 33 milhões de brasileiros e 7,5 milhões de diabéticos.

Atualmente, o governo federal distribui 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Para ter acesso aos produtos, é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica.

O programa “Aqui tem Farmácia Popular” atende a 1,3 milhões por mês, dentre os quais aproximadamente 660 mil são hipertensos, e 300 mil, diabéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário