quarta-feira, 23 de março de 2011

Mudanças na lei eleitoral aumenta participação feminina


Na sexta-feira, dia 18, a vereadora Rosilda Freitas esteve reunida em Porto Alegre com a Presidente do PMDB Mulher no RS, Eunice Flores, com o objetivo de fundar em Caçapava do Sul um diretório feminino do PMDB.
A presidente ressaltou que a mini-reforma política que foi sancionada em setembro do ano passado pelo então presidente Lula, promove uma participação maior das mulheres nos pleitos, valendo já para as próximas eleições de 2012, como a participação de no mínimo 30% das candidaturas para cada sexo, a obrigação dos partidos de destinar 5% do fundo partidário à criação de programas de participação política das mulheres e a reserva de no mínimo 10% do tempo de propaganda partidária para a participação política feminina.
Para Rosilda Freitas, estas ações são conquistas importantes das mulheres no mundo político, mas para que sejam efetivadas precisam estar organizadas. “Caçapava, hoje, tem várias lideranças femininas, em associações rurais, de bairros, agentes comunitárias, a delegada, juíza de direito, mas no meio político a participação ainda é muito pequena. A idéia do PMDB Mulher é incentivar e formar lideranças políticas femininas em nosso município’, ressaltou a parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário