sexta-feira, 11 de março de 2011

Oito pessoas morreram no sul do Estado devido à forte chuva

Segundo versão online do Jornal Diário de Santa Maria, o excesso de chuvas no sul do Estado assolou as cidades de São Lourenço do Sul, Turuçu e Rio Grande. A chuva que caiu desde a tarde de quarta-feira elevou o nível de rios e deixou centenas de desabrigados em São Lourenço, onde a situação é mais grave e foi decretada calamidade pública. Até o fechamento desta edição, oito mortes haviam sido confirmadas e 50% da cidade seguia debaixo d’água. Entre os mortos, a maioria eram idosos na faixa de 80 anos, com dificuldades de locomoção.

Segundo a Defesa Civil do Estado, a ajuda está vindo de diversas cidades. Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande e Santa Maria mandaram cinco aeronaves, viaturas e embarcações para auxiliar nos resgates das vítimas. Da Base Aérea de Santa Maria (Basm), partiu, na manhã de ontem, um helicóptero H60L Black Hawk com 10 tripulantes especializados em resgate e salvamento. A aeronave, que é uma das duas mais novas aquisições da Aeronáutica, chegou na Basm em 1° de março e fará a sua primeira missão.

O tenente-coronel aviador Luiz Marques de Lima, comandante do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAv), informou que o Comando Geral solicitou só um helicóptero. Se necessário, o outro Black Hawk será enviado hoje.

– O que tiver para fazer lá, a gente irá fazer. Importante ressaltar que faz pouco mais de uma semana que os helicópteros chegaram, e eles já estão sendo usados para ajudar as pessoas – avalia o tenente-coronel.

Hoje, a Defesa Civil enviará 14 toneladas de alimentos à região.

A enxurrada também ocasionou transbordamentos na BR-116, que liga Pelotas a Porto Alegre. A rodovia teve de ser interditada no km 468 devido a deslizamentos e comprometimento da cabeceira de pontes. Para quem se desloca de Porto Alegre a Pelotas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recomenda um desvio pela BR-290 até Pantano Grande onde, no cruzamento com a BR-471, é preciso seguir para Encruzilhada do Sul e chegar na BR-392, em direção a Canguçu e Pelotas. Para os motoristas que desejam sair de Pelotas, é preciso seguir o caminho inverso.

Conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Rio Grande, das 9h de quarta-feira até as 16h de ontem, havia chovido 186 milímetros (mm). A média esperada é de 110 mm no mês naquela região.

Mais chuva – A previsão é que hoje a instabilidade siga nas cidades atingidas pelas enxurradas e de alerta para chuvas fortes em Porto Alegre, na Serra e no Litoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário