terça-feira, 22 de março de 2011

Preço do álcool supera pela primeira vez o da gasolina no Estado

Segundo a versão online do Jornal Zero desta terça-feira, estoques reduzidos, resultado da entressafra, e aumento das exportações de açúcar fizeram o preço do etanol atingir uma situação inédita no Estado. Pela primeira vez, o valor do álcool hidratado nas bombas supera o da gasolina comum em estabelecimentos no Rio Grande do Sul.

— O valor do etanol nunca esteve tão alto, com preço equivalente e, inclusive, superior ao da gasolina — afirma o vice-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz.

Conforme o dirigente, nas extremidades do país, como o Rio Grande do Sul, os reflexos são mais evidentes — em razão da distância das usinas de São Paulo, que produzem 70% do total de etanol no país.

Pelo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na semana encerrada em 19 de março, o Rio Grande do Sul era o Estado mais vantajoso para abastecer o carro com gasolina: o etanol correspondia, em média, a 90,7% do valor do combustível fóssil.

Em um levantamento feito por Zero Hora em 20 postos na zona norte da Capital ontem à tarde, quatro vendiam o combustível renovável a um preço igual ou superior à gasolina. Mesmo nos estabelecimentos em que o álcool hidratado estava abaixo da gasolina, a diferença não atingia o percentual mínimo, de 70%, para compensar o uso do combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário