sábado, 30 de abril de 2011

Atenção para quem perdeu o prazo do IR

Novo programa começará a funcionar na segunda-feira

Segundo versão online do Jornal Zero Hora, com o término do prazo para declarar o Imposto de Renda à 0h deste sábado, os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o leão deverão esperar até a próxima semana. A nova versão do programa gerador do IR só estará disponível a partir de segunda-feira.

Isso significa que quem perdeu o prazo não deve tentar enviar durante o fim de semana. Desde a 0h de sábado, a Receita Federal desligou o sistema de recepção das declarações. Agora, apenas a partir das 8h de segunda será possível conseguir baixar o novo programa, que irá calcular a multa por atraso.

Além da notificação da multa, a versão do programa gera o respectivo Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento. No caso de quem entregou a declaração no prazo, mas precisa retificá-la, também precisará baixar esse programa.

O Receitanet, para enviar a declaração, não será alterado. Depois do envio, o contribuinte poderá imprimir o Darf para pagar a multa. Quem tiver ainda imposto a pagar, será necessário também imprimir o documento para pagamento da primeira parcela (ou única), cujo vencimento é 31 de maio.

Essa cota tem correção de 1%. Quem entrega a declaração com atraso recebe multa de 1% ao mês sobre o IR devido. O mínimo é de R$ 165,74, e o máximo, de 20%. Sem imposto devido, a multa atinge R$ 165,74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário