quarta-feira, 13 de abril de 2011

Oficinas Literárias da XXI Feira do Livro de Caçapava do Sul

A Feira do Livro de Caçapava do Sul, em 2011, acontece de 20 a 29 de maio no Salão Paroquial, tem como Patrono o jornalista José Antônio Pinheiro Machado - o Anonymus Gourmet – e é dedicada ao escritor Moacyr Scliar (in memoriam). Visa à promoção de ação cultural integradora possibilitando ao visitante a oportunidade de vivenciar ações literárias, exposição e venda de acervo atualizado.

Entre as atividades da 21° edição destacam-se as Oficinas de Criação Literárias, que objetiva impulsionar ao participante a criatividade, a desenvoltura e clareza na comunicação, a flexibilidade de idéias e ainda, a concisão e expressividade na redação.

Nesta edição, três renomados escritores gaúchos, respeitados por sua produção literária ministrarão oficinas durante a XXI Feira do Livro. São eles os escritores Luís Augusto Fischer, Liana Timm e Marô Barbieri.

Luís Augusto Fischer é professor de literatura e escritor, com livros de ensaio (como “Machado e Borges” e “Inteligência com dor – Nelson Rodrigues ensaísta”) e de ficção (como a novela “Quatro negros” e os contos de “Escuro, claro”), além de haver publicado o “Dicionário de porto-alegrês”, o seu livro mais famoso. O escritor fez o roteiro de alguns filmes e DVDs ligados à história do Sport Club Internacional.

Nos dias 23 e 24 de maio, o escritor ministrará a primeira oficina “Redação e leitura de memórias” que versará sobre a técnica de se produzir textos de memória. Fischer diz que “uma oficina é um exercício, um ensaio, como se fosse o ensaio de uma dança ou o exercício físico que a gente faz para aprender um movimento, aprimorar um gesto, manter a saúde. Só que uma oficina de texto é isso escrevendo e lendo. Não é um lugar para descobrir supostos gênios, nem para dizer o que é certo ou errado, mas um lugar para conversar e aprender”.

Liana Timm é uma artista multimídia, ou seja: arquiteta, poeta e designer. Detentora de 24 livros publicados, 66 exposições individuais, 112 coletivas e 14 prêmios recebidos. São destaques, o livro "Armazém de Memórias" do ano de 2010, a exposição “Paisagens do Interior” em 2009 e a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro em 2008. Ministrará nos dias 25 e 26 de maio a segunda oficina mostrando a interação que existe entre a Poesia e a Arte, buscando despertar a criatividade, a imaginação dos alunos.

Com intensa atividade literária, a escritora Marô Barbieri tem destaque na literatura infantil. Com a publicação de vários livros e em várias edições, como “A bolinha que não rolava”, “Pestilóide e o sumiço da chuva”, “Tinoca minhoca”, “O baile das portas” e “A caneta falante”. Neste ano, ela é mentora e produtora do Projeto Gente Que Lê - escritores de literatura infantil e juvenil, em Viamão.

A escritora vai ministrar a terceira oficina “Contação de Histórias”, nos dias 27 e 28 de maio, para professores das séries iniciais do 1º Grau e pretende apresentar técnicas criativas para o trabalho com literatura infantil. A dinâmica do trabalho consiste na apresentação de princípios teóricos básicos vivenciados em atividades práticas, a partir de textos selecionados.

As três oficinas serão realizadas no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro e são abertas para o público em geral como estudantes, escritores, redatores, jornalistas, professores, candidatos a concursos e interessados que queiram despertar a sensibilidade para a expressão literária escrita, ou que queiram aperfeiçoar a habilidade da leitura.

Cada oficina tem o custo de R$50,00 (cinqüenta reais), sendo o pacote, com as três oficinas, de R$100,00 (cem reais). Será fornecido certificado, emitido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, a todos aqueles que tiverem 100% de presença. As inscrições já podem ser feitas na SMEC e na Paróquia Nossa Senhora da Assunção. Informações:podem ser obtidas pelo telefone (55) 32811250 ou pelo e-mail: smec@cacapava.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário