quarta-feira, 20 de abril de 2011

Palestra e apresentações em homenagem ao Dia do Índio


O espaço Cultural criado este ano, na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, para organizar palestras, homenagens e exposições sobre temas específicos a cada mês, está apresentando no mês de abril, os temas sobre o Dia do Índio e o Descobrimento do Brasil, com isto, o Legislativo irá promover neste espaço aberto à população em geral, estudantes e organizações interessadas, apresentações e palestras sobre os dois assuntos.
Desta forma, com o apoio da equipe da Secretaria de Saúde ( setor de saúde indígena), foi organizado nesta terça-feira, 19, dia do Índio, uma palestra e apresentações envolvendo o acampamento indígena do Irapuá, de Caçapava do Sul, no plenário da câmara como cronograma deste espaço cultural.
Estavam presentes no evento alunos de escolas da rede pública de ensino, além de pessoas interessadas em descobrir ainda mais sobre a historio do Índio, principalmente do acampamento local. As apresentações foram feitas pelo próprios índios, mostrando de perto a cultura indígena.
A palestra foi ministrada pela enfermeira Ana Micheli Torres e a Nutricionista Maria Aparecida, ambas da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligado ao Ministério da Saúde, em Porto Alegre. As apresentações foram feitas por 8 Indios, todos liderados pelo Cacique, Silvio Vera da Silva.
Além das apresentações, o acampamento realizou uma amostra cultural no saguão da Câmara, com produtos do próprio artesanato guarani.
Já na próxima semana, em comemoração ao Descobrimento do Brasil, teremos uma palestra com o tema “A origem política do estado brasileiro”, que será ministrada pelo Ex-Prefeito de Caçapava do Sul, Alcides José Saldanha, no dia 25 de abril às 19 horas no Plenário da Câmara. Toda a comunidade está convidada a participar destes dois encontros promovidos pelo Legislativo no mês de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário