quarta-feira, 6 de abril de 2011

Parlamentares e representantes de entidades pressionam para a votação urgente do novo Código Florestal


foto: J Batista - SEFOT - SECOM

No final da tarde de terça-feira, 5 de abril, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia recebeu um grupo de parlamentares e representantes de entidades ligadas ao setor rural. O encontro teve como propósito pedir apoio do presidente para a colocação na pauta do plenário a discussão do novo Código Florestal, proposto pelo relator, o deputado Aldo Rebelo. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) participou da reunião e também do abraço simbólico no Congresso Nacional, com a presença de mais de 24 mil participantes de todo país.

Afonso Hamm comenta que ainda no mês de fevereiro, os parlamentares da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, solicitaram apoio do presidente que informou que iria colocar a matéria na pauta de votação ainda no mês de março. “Retornamos à presidência desta Casa para reforçar o apoio de Marco Maia no que se refere à agilização da votação”, assinala Hamm ao demonstrar a preocupação que caso não ocorra à votação destas alterações ainda no mês de abril, o setor agrícola e pecuário brasileiro terão êxodo e desemprego rural em massa.

Na oportunidade, o presidente da Câmara se comprometeu a discutir com os líderes partidários, já na próxima semana, a possibilidade de inclusão do relatório do deputado Aldo Rebelo na pauta de votações.

Reunião do grupo de estudos sobre Código Florestal

Os integrantes da Câmara de Negociação das Mudanças no Código Florestal (Projeto de Lei 1876/99) promoveram no final da tarde reunião na Câmara dos Deputados. O deputado Afonso Hamm participou da reunião.

O grupo, coordenado pelo deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) foi criado para construir um acordo entre deputados e produtores rurais que defendem o substitutivo do deputado Aldo Rebelo e ambientalistas, que defendem a manutenção da legislação atual, com pequenas mudanças.

No dia 12 de abril, o grupo terá nova reunião para finalizar o debate sobre as contribuições propostas ao relatório.

Por Márcia Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário