terça-feira, 3 de maio de 2011

Mercado do terneiro

Por Gustavo Ilha

Em época de feiras de terneiros de outono, este assunto volta a ser discutido nessa coluna. Além dos temas abordados em outras edições, como controle de custos, sanidade, controle de índices reprodutivos e utilização de técnicas para o aumento da produção de terneiros, os aspectos comerciais tem alta relação com o preço pago ao produto final.
O sistema de produção de gado de cria eficiente deve atuar principalmente visando o futuro, ou seja, no consumidor final. Esse consumidor retorna suas expectativas ao produtor e assim fecha a cadeia da carne, na qual as escolhas dos recriadores e terminadores (compradores) tem papel fundamental nesta relação. Os critérios utilizados pelos compradores na escolha dos produtos a serem adquiridos estão diretamente relacionados com a oferta, e em tempos de reposição a alto custo cada vez mais aumentarão estas exigências.
O peso tem alta relação com valor absoluto final, animais desmamados mais pesados obviamente têm maior preço unitário em relação a animais mais leves. De acordo com um trabalho da UFRGS em 2006 (NESPRO), animais desmamados mais leves em tempos de kg de boi gordo em alta, possuem maior remuneração por kg do que animais desmamados mais pesados. Assim o comprador valoriza os animais mais leves, possibilitando a aquisição de maior número de animais pois possuem menor valor absoluto do que animais pesados. Esse é um tema muito amplo de discussão levando ao gestor decidir o que é mais importante para o seu negócio, se é a venda de kg de terneiros ou o valor absoluto por unidade (relação custo/benefício).
De acordo com a mesma pesquisa, 95% dos compradores pagam a mais por produtos que atendam as características desejadas. Dentre elas, além do preço, a principal é a raça seguida da qualidade dos animais. Alguns compradores indicam que a qualidade genética superior comprovada é mais importante que o preço, pois o retorno é garantido, assim há maior remuneração, pois o produto vai gerar maior valor adicional ao seu sistema de produção pela redução de custos e aumento de desempenho.
As tendências de mercado sugerem o porquê da maior remuneração pelas características do lote. Uniformidade, raça, tamanho e musculosidade dos animais são as principais características observadas. Padronização (concentração de parição e formação dos lotes nas feiras) possui total liquidez. Da mesma forma raças britânicas, como angus e hereford, e suas cruzas estão recebendo maior remuneração em relação às médias das feiras, o mesmo ocorre com animais com maior musculosidade.
Não é de hoje que se diz que a propaganda é a alma do negócio, a partir disso e do cenário das feiras onde além do aspecto visual há maior remuneração também pela procedência dos animais, torna-se de muita importância salientar aos compradores as características do sistema. Aspectos como: Manejo (campo-nativo, campo melhorado, suplementação, se conhece miu-miu), época de nascimento e se já estão desmamados, se adaptados ao cocho e bem estar animal; Sanidade quais vacinas utilizadas, controle de ecto e endoparasitas e se são carrapateados; Genética (11% a mais de remuneração) aspectos relacionados com o cruzamento, inseminação artificial (genética do pai, musculosidade, precocidade de terminação), se monta natural (linhagem dos touros).
Além de produzir com qualidade e adequado às exigências é importante o produtor saber lidar com a tendência de mercado, analisando e buscando cada vez mais inovações de processos produtivos e produtos, diminuindo, assim a concorrência e aumentando cada vez mais a rentabilidade do seu negócio. (Para revisão www.nespro.ufrgs.br)

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