segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pontos históricos é tema da reunião do MinC no Município


Durante a sexta-feira, dia 27, uma comissão da Regional Sul do MinC - Ministério da Cultura, visitou o município de Caçapava do Sul e participaram de eventos promovidos pela Direção do Centro Municipal de Cultura. Pela manhã um café com autoridades municipais, lideranças do meio cultural, intelectuais, artistas, escritores locais e CineClube Vagalume. Na parte da tarde, a comitiva realizou visitas a pontos turísticos, a Casa do Poeta, no Ponto de Cultura e uma reunião na Câmara de Vereadores .
A representante da Regional Sul do MinC, Margarete Costa Moraes ressaltou a relevância da adesão de Caçapava do Sul ao Sistema Nacional de Cultura e também falou da importância da formação de um Conselho Municipal de Cultura e a criação de um fundo para a cultura.
Para este processo ser democrático e transparente, a diretora do Centro de Cultura, Cátia Cilene Dutra Moraes, reforçou que as mudanças ocorrem a partir de debates com a participação de vários segmentos e no trabalho em parceria com as secretarias municipais. Desta maneira é que se pode “chegar a todos os lugares, ocupando espaços e neste processo a melhor forma de trabalhar é com a transparência e, desta forma, a população legitima as ações em prol da cultura em nosso município” contextualizou.
O MinC na região sul responde pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, participaram de todas as atividades programadas pela diretora do centro de Cultura Cátia Cilene Dutra Moraes, a responsável pela regional Margarete Costa Moraes, as assessoras Carla Ribeiro e Eleonora Spinato.
Durante a visita no Poder Legislativo, o tema principal foi a conservação do patrimônio histórico de Caçapava e a inclusão do Município no Sistema Nacional de Cultura, além da formação do Conselho Municipal de Cultura. Participaram do encontro na Câmara, além da Presidente da Casa, Rosilda Freitas, os vereadores Peter Linhares, Pedro Gaspar e Ilson Tondo. O Historiador Zeno Dias Chaves também acompanhou a reunião.

Texto: Lorenzo Stefani e Viviane Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário