sábado, 18 de junho de 2011

Começa vacinação contra pólio e sarampo no Estado

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, os postos de Saúde da Capital estão movimentados por conta das campanhas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A meta da Secretaria Estadual da Saúde é imunizar 656 mil crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil.

O universo da vacina contra o sarampo, que também imuniza contra a rubéola e caxumba, é estimado em 805 mil crianças com idades entre um e sete anos. A intenção é vacinar ao menos 95% de cada grupo. A abertura oficial do Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ocorre às 10h na Unidade de Saúde da Família Alto Embratel, bairro Cascata, na zona Sul de Porto Alegre.

Na campanha nacional, 115 mil postos de saúde estarão funcionando das 9h às 17h. Mais de 350 mil profissionais de saúde estarão mobilizados, informa o Ministério da Saúde. Crianças com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de receber a vacina.

A inunização é importante para ampliar a proteção infantil e auxiliar na erradicação da doença. O último registro da paralisia infantil no Brasil ocorreu em 1989. Mesmo assim, 26 países ainda têm casos da doença. Os pais devem ficar atentos porque a segunda dose da vacina será aplicada no dia 13 de agosto. De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.

Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário