terça-feira, 16 de agosto de 2011

Caçapava do Sul entra na rota do cultivo de maçãs


Chegaram ao município na manhã de segunda-feira dia 15, duas mil mudas do projeto municipal pioneiro no cultivo de maçã gala e princesa. Segundo informou o prefeito cel. Tiaraju de Castro, depois de visitar no ano passado em Arroio do Padre a propriedade dos Irmãos Behling, que já é referência em todo o Estado, e o município ter uma área para o plantio de pomar, foi dado o primeiro passo para Caçapava produzir maças.

Ao todo nos dois primeiros anos do “Projeto Maria Mole” (2011-2012) a Prefeitura vai adquirir quatro mil mudas do produtor Wilson Behling. Este é um projeto que começou com as tratativas desde a época em que o vereador Paulo Pereira estava na secretaria de agropecuária. O projeto está sendo realizado em parceria com o produtor Armindo Carlos Born (Gringo) que plantou as mudas em uma área no Patronato de cerca de um hectare e meio, com apoio do produtor e fornecedor das mudas, Wilson Behling, que estava durante a entrega do produto e orientou o produtor caçapavano.

A plantação vai servir de projeto experimental para que outros produtores conheçam como é o cultivo de maças e a possibilidade de Caçapava entrar na rota da produção de maça do Estado. “Para a primeira colheita de maça a expectativa é de quatro toneladas, sendo que 20% da produção são destinadas para a merenda escolar. E servirá ainda de base para que os produtores percebam que a maçã é viável no município” destacou Cel. Tiaraju.

Texto: Viviane Ilha (Jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário