terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeitura rompe contrato com empresa de recolhimento de lixo

A coleta de lixo de resíduos sólidos das ruas de Caçapava não está mais sob responsabilidade da empresa Balneário Albatroz Ltda que conforme a Prefeitura apresentou várias irregularidades, como não cumprir certas normas de segurança, desrespeitar horários das coletas e atrasar o pagamento de funcionários, na época a empresa ganhou um prazo para regularização. Tais irregularidades provocaram a insatisfação da comunidade e muita reclamação, inclusive pela imprensa.
O secretário de obras Sálvio Daniel notificou que havia a possibilidade de rompimento do contrato e este comunicado não surtiu efeito para a melhoria nos serviços. “Após ser constatado por fotografias e reportagens veiculadas na mídia que havia falhas na coleta do lixo, a medida foi romper com o contrato.
Foram meses de fiscalização pela secretaria de Obras até o parecer de que os serviços estavam sendo mal feitos. A preocupação era que a população tivesse um serviço de qualidade” argumentou Tiaraju.
A principal falha da empresa vencedora da licitação dizia respeito ao horário de coleta, como na Rua 15 de Novembro que acarretava problemas no trânsito, a coleta nas vilas somente era realizada nas ruas principais, os trabalhadores atuavam sem equipamentos de proteção e não recebiam os salários em dia.

Mudanças na coleta do lixo, município terá coleta seletiva

A questão da coleta de lixo no município foi solucionada pela administração em 13 de outubro, quando uma nova empresa começou recolher o lixo domiciliar e comercial no perímetro urbano.
Conforme explica o prefeito cel. Tiaraju de Castro, a empresa foi contratada emergencialmente para suprir as necessidades da população, que reivindicava a prestação de serviços adequado para a cidade.
A empresa Meioste Ambiental Ltda (de Candiota) será responsável por 90 dias pelos serviços de coleta sistemática de resíduos sólidos (lixo doméstico) e coleta seletiva do município.
O contrato emergencial no valor de R$32 mil ao mês prevê a coleta uma vez por semana nas localidades de Coxilha de São José, Vila Frigorifico e Vila Pereirinha e quinzenalmente no Rincão dos Seixas, Caieiras, Vila Progresso e Durasnal. Além da coleta sistemática de resíduos sólidos em veículo próprio com frequência diária de seis vezes por semana em período diurno.
No plano de trabalho da empresa, instalada em Candiota, está previsto a coleta seletiva. De acordo com o prefeito, a Meioste Ambiental Ltda. fará um trabalho de conscientização na separação do lixo trazendo soluções para o destino do lixo reciclável, a coleta seletiva deverá ocorrer a cada quinze dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário