quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Projeto pode instituir a Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Mama

Nesta segunda-feira, dia 10, entrou em primeira discussão na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, um projeto de lei de autoria da vereadora Rosane Abdala, que institui no município a Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Mama.
Segundo o projeto, a iniciativa deve ocorrer todos os anos no mês de outubro, organizado pela Secretaria de Município da Saúde, já estipulado na regulamentação da lei. Se a lei for aprovada, o evento passará também a constar anualmente no calendário oficial do Município, que é planejado todos os anos.
De acordo com a vereadora, o objetivo deste projeto é conscientizar a população feminina sobre a importância do diagnostico preventivo, controle e tratamento da doença. A matéria explana também, que durante a semana serão realizadas palestras sobre o tema e campanha informativa, com ênfase na importância dos exames preventivos e do auto exame de mama. Uma vez diagnosticada a doença, a realização do completo tratamento médico e o acompanhamento especializado.
A matéria exalta também que para o Poder Executivo alcançar o objetivo poderá celebrar convênio com órgãos públicos, tanto estaduais, como federais e municipais, além da parceria com a iniciativa privada.
Na semana do evento, está incluído também no projeto a divulgação sobre a prevenção do câncer de mama nos veículos de comunicação, exibição de filmes educativos, depoimentos e distribuição de impressos relacionados ao objetivo da campanha.
Este trabalho deve passar também por palestras nas escolas e ter parcerias com as Universidades, para fortalecer a idéia de prevenção.
De acordo com o projeto, 90 dias antes do evento, o município deve preparar todo o material de divulgação e distribuir em todas as entidades caçapavanas, para principalmente alertar a comunidade sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama.
O projeto ainda não possui data definida para ser votado pela Câmara, mas se aprovado precisa também da sanção do Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário