quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vigilância registra 22 notificações relacionadas a Toddynho alterado

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) informa que até as 16h desta segunda-feira, (3/10), haviam sido registradas, 22 notificações de pessoas apresentando sintomas relacionados à ingestão do achocolatado Toddynho, caixa de 200 mL.

Foram informadas até agora ocorrências desse tipo em 10 municípios do Rio Grande do Sul:
Porto Alegre - 6 casos
Gravataí - 6 casos
Erechim - 2 casos
Caxias do Sul - 2
Canoas - 1 caso
São Leopoldo - 1 caso
Rio Pardo - 1
Taquari - 1
Cachoeirinha -1
Passo Fundo - 1 caso

Até o momento, apenas as mesmas amostras do lote L4 32 06:08, divulgadas na semana passada, com data de validade 19/02/2012, estão sendo analisadas pelo Laboratório Central do Estado (LACEN). Os primeiros resultados indicaram um ph de 13,3, alcalino, considerado um índice muito alto para um alimento. Como os casos informados estão também se referindo a outros lotes, novas amostras estão sendo recolhidas e encaminhadas para análise.
O CEVS comunicou à Anvisa, uma vez que o produto tem distribuição nacional, e emitiu um alerta às autoridades sanitárias regionais e municipais de todo o Estado determinando a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO

Não consumir achocolatado da marca Toddynho, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo.
Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca) siga as seguintes orientações:

- Procure atendimento médico
- Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150.
- Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração.
- Caso possua unidades fechadas do produto em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.

fonte: Secretaria de Saúde do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário