sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Comunidade decidiu pela criação de uma UPA e do ESF VI


Na noite da última quinta-feira, dia 08, aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores uma audiência pública organizada pelo Poder Legislativo em parceria com a Prefeitura de Caçapava, com o objetivo da população escolher onde será aplicado uma emenda de iniciativa popular da Presidência da república no valor de R$ 600 mil, que virá para Caçapava através do Governo Federal, onde os valores são determinados pelo número de habitantes de cada cidade brasileira.
Para enviar o projeto e receber o recurso era obrigatório a realização de uma audiência pública, para a comunidade escolher a prioridade, mas com preferência na área de saúde.
Desta forma, a Presidente da Câmara, Rosilda Freitas, comandou o encontro junto com o Secretário de Planejamento, Guilherme Torres Fleck e com o Prefeito em exercício, Luiz Antonio Soares Vargas.
A primeira proposta explanada foi da Secretária de Saúde do Município, Cristiana de Bem e Canto, que apresentou a aplicação dos recursos na reforma do prédio do antigo mercado público, com a construção de um segundo piso, para instalar a policlínica municipal no local que hoje funciona a Secretaria de Agropecuária. Já no prédio da policlínica ficará o pronto socorro, transformando o local em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para receber também médicos especialistas e diminuir o transporte de pacientes para outros municípios, que atualmente passam de 300 por mês, segundo a Secretária. Já no prédio onde funciona atualmente o pronto socorro, está no projeto criar o ESF VI, para atender o centro e o interior.
Esta proposta defendida pela Prefeitura tem como objetivo melhorar muito o atendimento na saúde, principalmente na infrastrutura e na busca por um centro regional de traumatologia e na contratação de médicos especialistas, mas principalmente diminuir e muito as filas na distribuição de fichas para consultas.
Esta proposta foi defendida também pelos vereadores Pedro Gaspar, Ilson Tondo e Paulo Pereira. Mas durante a defesa do projeto da Secretária Gaspar sugeriu também a importância da criação de uma UTI Neonatal e de um centro regional de hemodiálise em Caçapava e Ilson Tondo falou também de se investir a maior parte do recurso na compra de equipamentos para o pronto socorro, mas concordou plenamente com o projeto da Prefeitura.
Já o vereador Toninho do PT, defendeu uma sugestão de se investir pesado no saneamento básico nos bairros da cidade. O vereador mostrou no telão várias fotos que demonstram os problemas enfrentados pela população quanto ao saneamento básico, mas frizou que esta apresentação não era uma proposta, mas sim um sugestão para investimento.
Desta forma, a Presidente da Câmara colocou em votação da comunidade a escolha da proposta e por aclamação o projeto da Secretaria de Saúde foi aceita, com mais de 95 votos a favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário