domingo, 8 de janeiro de 2012

Artesãos da Vila Progresso buscam apoio

Na tarde de quarta-feira, dia 4, os produtores de artesanato da região da Vila Progresso estiveram reunidos com representantes do governo municipal e do estado com o objetivo de buscar apoio sobre a situação de trabalho dos artesãos, após a notificação do Dnit/RS – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte.

A comunidade da Vila Progresso, que fica às margens da BR 290, é basicamente formada de artesãos que vivem da venda direta de seus produtos que ficam expostos o ano todo para a comercialização, além de participarem de feiras para divulgar o trabalho da comunidade. A reunião foi intermediada pela coordenação da comunidade São João Batista, e a representante da Associação Gaúcha dos Artesãos - Agasul no município Ana Veber.

Esteve presente no encontro, o prefeito cel. Zauri Tiaraju de Castro, o secretário Geral José Ivan Menezes Soares, presidente da Agasul Jorge Elesbão (o Gaúcho), delegado regional da Secretaria de Trabalho na Fronteira-Oeste, Solimar Charopen (Ico), e coordenador do artesanato da FGTAS/SINE da Fronteira-Oeste Robson Ávila, o presidente do Corede Campanha João Sérgio Machado, e Nilberto Ricalde de Freitas.

Na oportunidade, Ana Veber falou sobre a união dos artesãos que deve ser buscada para enfrentar os problemas ocasionados pela questão sobre o Denit, e também sobre a participação de mais associados na Agasul para buscar recursos através do programa gaúcho de Microcrédito e inclusão em feiras para artesãos realizadas no estado, selecionados pela casa do Artesão de Porto Alegre.

Sobre a questão do Dnit, o prefeito Zauri deixou claro que os artesãos não podem deixar de vender seus produtos à margem da BR-290, pois é a forma de sustento de muitas famílias, além de ser rota turística e que dá visibilidade ao trabalho realizado pelos produtores. Em seu pronunciamento o prefeito falou aos artesãos que esta questão agora é da administração municipal, que vai se reunir em outra oportunidade com a regional do Dnit em Santa Maria.

Também ficou acertada que será formada uma comissão dos artesãos que vai solicitar ao prefeito a troca da regional de Trabalho de Bagé para Santana do Livramento, pois o delegado se colocou a disposição para ajudar em todas as questões referentes aos produtores de artesanato da localidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário