quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Município deverá receber R$ 51 mil para enfrentar a seca

Cada município em situação de emergência deverá receber até R$51,9 mil para enfrentamento da estiagem. Enquanto a verba não é liberada, a Coordenação Municipal da Defesa Civil (COMDEC) e a Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio (Seagropic) trabalham na distribuição de água potável para cinco localidades do interior. O abastecimento é realizado com um trator-tanque, com capacidade de três mil litros e uma pipa de vinil de 4.500 litros (em comodato).

O coordenador da COMDEC, João Sergio Machado esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (16) em reunião na Defesa Civil na Sala da Situação onde foram repassadas as instruções sobre os procedimentos para a liberação da verba. A Prefeitura deverá abrir uma conta corrente específica no Banrisul e elaborar projetos de aplicação dos recursos. Machado informou que a prestação de contas deverá ser enviada até 120 dias após o recebimento da verba.

O prefeito cel. Tiaraju de Castro informou que estava aguardando as orientações anunciadas para tratar das medidas a serem adotadas para o enfrentamento da estiagem no município, que está no primeiro grupo de decreto coletivo de situação de emergência por causa da seca.

Entre os procedimentos elencados na Sala da Situação, os municípios gaúchos poderão utilizar os recursos na perfuração de poços artesianos, aquisição de caixas d’água e filtros de água, abertura de açudes, compra de combustível para o transporte da água potável e distribuição de cestas básicas. Outras medidas foram anunciadas como a antecipação do pagamento do Bolsa-Família, prorrogação de dívidas dos produtores rurais com seguro agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário