segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reunião sobre poços artesianos


Na tarde de sexta-feira (10) foi realizado o encontro com produtores rurais e interessados na abertura de poços artesianos em Caçapava do Sul. A reunião ocorreu no pavilhão da escola Nossa Senhora das Assunção (EENSA) e teve a participação do secretário de agropecuária, José Ivan Menezes Soares, do representante da Defesa Civil João Sergio Machado, além de gerentes dos bancos do Brasil, Banrisul e Bradesco e de uma empresa de perfuração e poços.

O Secretário comentou que o encontro é uma iniciativa para viabilizar em custo menor a abertura de poços. “Hoje vivemos um problema em comum que é falta de água em períodos de estiagem. Somos intermediadores deste processo, na medida em que foi constatada uma demanda superior a 100 poços artesianos durante os encontros com os produtores rurais, nos últimos três meses. A negociação é individual ou coletiva de acordo com a necessidade de cada região e dos produtores rurais”, apontou Soares.

A apresentação técnica sobre a perfuração de poços foi de Flávio Ferreira, sócio da empresa de perfuração e reservatórios de água, que respondeu os questionamentos dos produtores sobre como é realizado o serviço. Segundo Ferreira, a com profundidade mínima para garantir água potável é de 70 metros. Também foi comunicado que cada propriedade receberá uma visita para conhecimento do perfil geológico e sobre as condições da perfuração.

Das mais de cem pessoas na reunião, 42 confirmaram o interesse para abertura de poços. O agendamento ainda poderá ser feito até a próxima semana na Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio.

O coordenador da Defesa Civil expôs que o levantamento das demandas foi realizado durante todo o ano passado e era uma preocupação dos produtores rurais e do Município, mesmo antes da seca atingir o município. "Procurarmos formas de tornar viável a abertura destes poços, com o decreto de situação de emergência coletivo no Estado esse processo ficou mais rápido" declarou Machado.

Medidas contra a seca
Durante a apresentação Machado e Soares informaram que dentro das possibilidades estão sendo tomadas diversas medidas para amenizar a falta de água em várias localidades, mas que não há recursos específicos para abertura de poços. “Nos próximos dias deverão ser liberados mais R$80 mil da Sala de Situação para ser utilizado na extensão de redes de água no município” informa João Sergio.

Para suprir também a demanda de água para consumo dos animais, a Seagropic está fazendo por dia em torno de 12 bebedouros.
“Independente da seca passar, o atendimento da demanda de bebedouros seguirá” anunciou Soares. Segundo informações da Seagropic, do inverno de 2011 até a primeira semana deste mês foi contabilizado cerca de 250 bebedouros disponibilizados para captação de água. A meta é prosseguir na abertura de açudes e bebedouros até o final do ano, e dobrar a quantidade de bebedouros.


Farrapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário