quinta-feira, 22 de março de 2012

Expectativa é de colher 45 toneladas de Oliveiras


Fonte: Imprensa prefeitura

Nesta quarta-feira, dia 21, teve início a 3ª Colheita da Azeitona em Caçapava do Sul. Ao todo serão 50 dias de trabalho para completar a colheita de 17 mil pés, situados em 15 hectares de plantação na Vila Progresso. A informação é da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

Na manhã de hoje, o prefeito Zauri Tiaraju de Castro, o secretário da Agropecuária, Indústria e Comércio (Seagropic) José Ivan Menezes Soares e Secretário da Cultura e Turismo (Secultur) Nilberto Ricalde de Freitas, acompanharam o começo dos trabalhos.

A colheita é realizada por 11 pessoas e a previsão colher 45 toneladas da fruta. Segundo a responsável pela produção Rosimara Alves, a colheita de mil pés de azeitona será para consumo e o restante para a produção do óleo.

Rosimara informou que na primeira colheita foram 10 toneladas e na segunda 40 toneladas foram colhidas. Na oportunidade o prefeito Tiaraju destacou que está em negociação a liberação de uma verba de R$ 200 mil do governo do Estado para aquisição do maquinário para extração do óleo.

O projeto para compra do equipamento será por meio de convênio entre Estado e Município e a máquina será disponibilizada para a produção de azeite, através da Associação dos Olivicultores de Caçapava do Sul (AOC).

Conforme o presidente Corede Campanha, João Sérgio Machado o projeto está tramitando na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e a expectativa é de em breve possa ser realizado o processamento da azeitona aqui no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário