quarta-feira, 4 de abril de 2012

Comissão de Saúde faz relatório sobre as condições do Canil



Kombi é usada para o transporte dos cachorros
Local que é feito os procedimentos precisa ser readequado

Nesta terça-feira, dia 03, a Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereadora Rosilda Freitas, foi até o Canil Municipal para fiscalizar as condições em que está funcionando o local. Durante a visita a vereadora foi recebida pelo médico veterinário responsável, Paulo Ricardo Motta.
Ao chegar no Canil foi constato pela Comissão após ouvir os responsáveis, que a clinica do local, que é usada para realizar vários procedimentos está totalmente fora dos padrões de higiene, ou seja, totalmente insalubre. Segundo o Veterinário, o local está totalmente inadequado para a realização de determinadas práticas, como castração, eutanásia animal, manipulação de medicamentos controlados, manejo sanitário e alimentar, recolhimento do lixo e material oriundo de determinados procedimentos, bem como não possuir veículo adequado para o transporte de animais, que está sendo feito atualmente em uma Kombi.
Outro ponto constatado pela vereadora que também é bióloga, é a falta de um programa adequado de combate as doenças que estão proliferadas no Canil, como a Leptospirose e a Zoonose, além de outras. “ Precisamos arrumar uma solução rápida para o Canil, porque aonde está não tem como funcionar mais, além de ser ao lado de uma escola, onde coloca a saúde das crianças em risco, expõe o meio ambiente com os dejetos indo para o mesmo local que vai o lixo comum, sem ralo próprio para absorver o sangue dos animais que foram castrados ou foram submetidos a outros procedimentos”, disse Rosilda.
A Presidente falou também, que a visita ao Canil não é para criticar a atual gestão e sim para ajudar a encontrar uma solução para os problemas. “ Quero ser parceira na reformulação do local e no apoio a conceder melhores condições ao veterinário, onde a insalubridade é grande, principalmente em alguns remédios e soros que são enviados para o Canil com a validade vencida. Isso não pode acontecer”, relatou a vereadora.
Após esta visita, a Comissão fará um relatório sobre o que foi constato no local e passar para a Secretaria de Saúde, no intuito segundo a vereadora, de colaborar com uma mudança radical no Canil.
O Médio Veterinário disse que estes problemas já foram expostos para o executivo, aguardando o retorno das demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário