quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escola diversifica com plantação de Nogueiras

A Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes e a empresa de Cachoeira do Sul, Divinut, realizaram nesta quinta-feira, dia 26, na sede da escola, o 1° Seminário de Manejo da Nogueira – Pecã pelo sistema Divinut de produção.
O encontro tinha como público alvo toda a comunidade escolar do educandário, principalmente os alunos do Curso Técnico em Agropecuária e produtores rurais. O Diretor da empresa, Edson Roberto Ortiz, falou para cerca de 100 pessoas, onde explicou de maneira minuciosa o plantio eficaz da Nogueira, a sua capacidade de produção e a comercialização. Após a palestra, o público foi até o campo da Escola para o Diretor da empresa mostrar na prática o plantio desta fruta e a maneira de cultivá-la.
Segundo Ortiz, um dos principais objetivos do seminário é que a empresa fará a doação de 25 mudas da Nogueira – Pecã a escola, para incentivar o cultivo e depois a própria Divinut compra a produção. “ A empresa precisa de matéria prima, portanto ela cede as mudas e se responsabiliza pela compra total da fruta, Nozes, com a intenção de aquecer o comércio e ajudar a escola com mais esta renda, mas deixando claro a opção do educandário expandir este negócio por conta própria e se tornar investidor” disse Edson Ortiz.
O diretor comentou também que a empresa fornece toda a assistência técnica para a plantação, tanto para a escola, como para os produtores rurais que já cultivam a Nogueira e para os agropecuaristas que queiram investir neste novo ramo.
Para o diretor da Escola, Silvio Tondo, o evento foi muito importante para a instituição e servirá para fortalecer mais uma nova alternativa no agronegocio. “A cada ano que passa o educandário está diversificando as suas atividades, sempre pensando na evolução dos alunos e da escola” comentou Silvio.
Participou também do seminário além de alunos, professores e a equipe diretiva, produtores rurais e o Presidente da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Ilson Tondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário