quinta-feira, 26 de abril de 2012

Nova manifestação dos estudantes da Unipampa, mas agora sem confusão


Foto: Marcelo Marques/farrapo.rs

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, cerca de 100 estudantes e técnicos administrativos da Unipampa realizaram uma passeata pelas ruas de Caçapava do Sul. A atividade tinha como principal reivindicação a qualidade da Educação pública no Brasil e teve por objetivo apresentar à sociedade a luta unificada das categorias.
O grupo saiu do campus da Universidade Federal do Pampa, que fica na entrada da cidade pela BR 392, por volta das 15h30min. Antes os estudantes fizeram uma assembleia e decidiram permanecer acampados em frente ao prédio.

Também ficou definido que será enviada uma carta à Reitoria da universidade cobrando uma posição sobre a pauta apresentada pelo movimento estudantil, que é o aumento do número de bolsas distribuídas pelo governo Federal para o auxílio alimentação, transporte e moradia.

Já os técnicos administrativos buscam o aperfeiçoamento da carreira até a aprovação de uma política salarial que contemple reajustes efetivos para toda a categoria e a ampliação do piso salarial em todos os níveis.

Diferente da sexta-feira, dia 20, quando houve confusão entre Brigada Militar e estudantes, desta vez uma viatura da BM veio à frente dos manifestantes, que exibiam faixas e cartazes com suas reivindicações. Outra viatura e uma motocicleta também foram utilizadas pelo comando da Brigada para acompanhar a manifestação dos estudantes.

Durante o trajeto que passou pela avenida Presidente Kennedy, Benjamin Constant, Sete de Setembro e rua 15 de Novembro, os manifestantes receberam apoio e foram aplaudidos por moradores, que saíram de suas casas ou lojas para ver a caminhada. Alguns até cantaram a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, que há décadas se tornou a canção tema do movimento estudantil.

Na esquina das ruas Benjamin Constant e 15 de Novembro foi feita a leitura pelo técnico Administrativo Bruno Emilio Moraes do “Manifesto Unificado”, um panfleto distribuído a população, com as reivindicações dos estudantes e técnicos administrativos, como a valorização da educação pelas políticas nacionais e o repasse dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área educacional.

Depois o grupo se concentrou no Calçadão no centro da cidade. Antes, Bruno Moraes, um dos líderes do movimento, utilizou o microfone da motosom para agradeceu o apoio da Brigada Militar, que acompanhou o movimento estudantil durante todo o trajeto.


Por Marcelo Marques/farrapo.rs




Nenhum comentário:

Postar um comentário