sexta-feira, 20 de abril de 2012

Protesto de estudantes na entrada da cidade acaba em prisão


Foto: Marcelo Marques/farrapo.rs

Um grupo de cerca de 30 estudantes da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, protestaram nesta sexta-feira, dia 20, por volta das 17h30min.

O objetivo da manifestação foi chamar a atenção da direção da universidade e do governo Federal, quanto ao repasse de verba e a distribuição do auxílio financeiro para os alunos, destinado a alimentação e moradia. O valor é de R$ 400,00.

Segundo eles, para o ano de 2012 foi destinado aproximadamente R$ 74 mil, o que contemplaria apenas 36 estudantes, deixando de fora outros 74 suplentes. Eles também afirmam que alguns dos alunos beneficiados têm condições de se sustentarem sem o dinheiro das bolsas.

Com uma faixa, máscaras e narizes de palhaço, o grupo saiu da universidade e se concentrou em um trecho da avenida Presidente Kennedy, próximo ao campus, na via de acesso a cidade.

Os estudantes atearam fogo em um pneu, cantaram palavras de ordem em favor da Educação e bloquearam a rodovia. Uma fila de carros se formou nos dois sentidos da avenida. Em poucos minutos uma viatura da Brigada Militar chegou ao local.

Os dois policiais militares que estavam de serviço pediram aos alunos a desobstrução da avenida, mas não foram atendidos. Eles solicitaram apoio da guarnição que enviou cerca de mais seis brigadianos.

Os ânimos ficaram exaltados e houve atrito entre os policiais e os estudantes. No final dois alunos foram levados para a Delegacia de Polícia. O restante do grupo então seguiu a pé para DP. A pista foi liberada e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo no pneu.

Segundo a delegada de Polícia Fabiane Bitencourt, os policiais militares registraram queixa por desacato de autoridade contra os dois alunos e cinco estudantes registraram ocorrência contra os brigadianos por agressão. Ninguém foi preso.

Após a delegada promoveu uma reunião com os estudantes. O comandante da Brigada Militar e o diretor do campus da Unipampa também participaram.

– Considero que o desfecho foi produtivo. Ficou acertado que representantes da BM e da Polícia Civil irão ao campus para conversar com os alunos sobre direitos e deveres. A gente não quer tolir o direito de manifestação de ninguém, mas é preciso esclarecer que o direito de um acaba quando começa o do outro. Os órgãos de segurança pública querem ser parceiros da Unipampa, pois as policias existem para servir. Claro que sabemos que onde tem universidade ocorrem manifestações. No entanto queremos que os estudantes protestem dentro da lei, respeitando as outras pessoas – ressaltou a delegada Fabiane.

Por Marcelo Marques
jornalismo@farrapo.com.br

Confira abaixo três vídeos feitos pelos próprios estudantes e por pessoas não identificadas. Esses vídeos estão na internet:





Nenhum comentário:

Postar um comentário