quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reitoria da Unipampa divulga nota sobre manifestação dos estudantes

Em face dos eventos ocorridos no dia 20 de abril de 2012 em Caçapava do Sul, quando uma manifestação de estudantes do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) foi abordada por policiais militares, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) manifestam os seguintes posicionamentos:

A Universidade Federal do Pampa preconiza a democratização de acesso ao ensino público, dentre outros princípios, e assim, incentiva a democracia e o exercício da cidadania, por meio da participação de alunos, técnicos e professores no dia-a-dia da instituição. Portanto, compreende como legítimas, necessárias e válidas as manifestações que buscam, de forma ordeira e pacífica, apontar questões de relevância social e chamar a atenção para o debate sobre essas questões.

Em relação à manifestação dos alunos sobre o Programa de Bolsas de Permanência, os estudantes, ao comunicarem a direção do Campus Caçapava do Sul sobre a manifestação, foram orientados a realizá-la de forma pacífica e ordeira. A direção do Campus Caçapava do Sul compareceu à Delegacia de Polícia para acompanhar os estudantes e conversar com as autoridades, prestando o apoio necessário e possível.

Reitera-se a necessidade de compreensão, por parte do poder público e da comunidade regional, para o fato de que a UNIPAMPA traz mais pessoas e renda para as cidades onde está instalada, ajudando a movimentar as economias locais, e para a realidade de que as manifestações estudantis podem e devem abranger os mais diversos temas, ajudando a promover o debate público, e que os excessos de parte a parte devem ser evitados.
O programa de Bolsas de Permanência teve, na verdade, um crescimento institucional: em 2009 foram concedidos 576 auxílios, passando para 2.776 em 2010. Em 2011 este número cresceu para 3.027 auxílios pagos a estudantes (número de dezembro de 2011). A projeção para 2012 é de cerca de 825 novos auxílios. A Universidade comunica que está em busca de mais recursos para o atendimento desta demanda. É preciso ter em consideração que o aluno contemplado com uma bolsa PBP permanece no programa em torno de 4 ou 5 anos, de acordo com a duração do curso ao qual está vinculado.

A Universidade comunica ainda que o Fórum Local de Assistência Estudantil do Campus Caçapava do Sul ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio de 2012. Nesse evento, que integra uma série de encontros realizados dentro da Universidade e já realizados em Jaguarão, Dom Pedrito e Alegrete, a PRAEC vai abrir espaço para diálogo com a comunidade local e acadêmica, prestação de contas do trabalho da universidade e a demonstração da transparência institucional em relação às ações de Assistência Estudantil.

Assinam:

Ulrika Arns
Reitora da Universidade Federal do Pampa

Simone Barros de Oliveira
Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários

/

Nenhum comentário:

Postar um comentário