sexta-feira, 25 de maio de 2012

Indústrias de calcário são beneficiadas por programa estadual de correção da acidez do solo

Fonte: Governodo estado
Foto: Empresários com o Governador

O Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo e o Mais Água, Mais Renda, que cria mecanismos de incentivo à irrigação, caminham no mesmo sentido: são políticas públicas que oferecem aos produtores possibilidades de diversificação da produção, de aumento da produtividade, de melhoria da qualidade de vida, de aumento de renda e contribuem para a fixação do homem no campo”.

As palavras são do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, ao participar, nesta quinta-feira, 24, em Barros Cassal, município localizado numa das regiões mais pobres do Estado, das assinaturas de convênios com 104 prefeituras de repasse de R$ 6 milhões de reais. O ato foi presidido pelo governador Tarso Genro. Os recursos serão investidos na aquisição de 160 mil toneladas de calcário, que serão entregues a dez mil produtores para a correção 40,5 mil hectares de solos nas regiões do Altos da Serra do Botucaraí, Centro Serra e Metade Sul.

O programa é desenvolvido em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), que fará a coordenação técnica e o monitoramento da implantação dos programas nos município, e com as prefeituras participantes, que ficam responsáveis, junto com os produtores beneficiados, pelo transporte, aplicação e análises dos solos.

O Diretor Geral Adjunto da SEAPA, o caçapavano Giordano Borba, afirmou que o ato representa os compromissos assumidos pelo governo do Estado com as  regiões mais carentes de investimentos do RS. Na opinião do prefeito Zauri Tiaraju,  “este é um passo importante para o desenvolvimento da agropecuaria gaúcha e em especial para Caçapava onde serão beneficiados os produtores rurais e também a industria do calcário que gera emprego e renda para o município''.

Também participaram do ato, o Prefeito Municipal Zauri Tiaraju e os dirigentes das empresas de Calcário de Caçapva do sul Roberto Zamberlan, Marcelo Shaurich, Januário Franco, Marcelo Spode , Carlos Cavalheiro que foram recebidos pelo Diretor Geral Adjunto da Secretaria de Agricultura do Estado Giordano Borba, o ato foi realizado na praça central daquele município, o diretor técnico e presidente em exercício da Emater/RS, Gervásio Paulus, e o presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos.

Desenvolvimento regionalAinda no ato, o governador garantiu apoio do governo, através da Agência de Desenvolvimento, à proposta de um grupo de cinco cooperativas da região, que desejam montar uma usina de biodiesel para processamento de 260 toneladas/dia de grãos. O Estado vai elaborar o projeto de viabilidade econômica e, se estar ficar comprovada, será parceiro na busca de pelo menos 150 milhões de reais para a implantação do projeto, que contribuirá para diversificar a produção na região, hoje ainda muito dependente do tabaco.
Tarso anunciou, ainda, a criação de um grupo de trabalho, integrado pelas Secretarias da Agricultura, Relações Federativas e Desenvolvimento Rural para acompanhar o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário