quarta-feira, 25 de julho de 2012

Governador virá a Caçapava na Semana Farroupilha

Foto e reportagem: Viviane Ilha

Nesta terça-feira, dia 24, representantes do governo do Estado estiveram no Município para tratar da participação do governador Tarso Genro nas comemorações da Semana Farroupilha 2012.

A presença de Genro está confirmada para o domingo, dia 9 de setembro. Este ano Caçapava entra na agenda do governador por ser a 2ª Capital Farroupilha e ter grande contribuição na história e cultura gaúcha.  No ano passado o governador visitou Piratini – 1ª Capital Farroupilha.

O Centro de Cultura “Arnaldo Luiz Cassol” recebeu representantes de Centros Tradicionalistas Gaúchas (CTG), grupo de teatro, historiadores, representantes do Movimento Tradicionalista (MTG) pela 18º Região tradicionalista, Ponto de Cultura, imprensa local, além de integrantes da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). Além do diretor da Fundação Instituto Gaúcho Tradição e Folclore (IGTF), Luiz Cláudio Nunes Knierim, o auxiliar administrativo Alexandre Fraga e o diretor do IEACen, Marcelo Restori.

Serão dois dias de ações. As atividades iniciarão no sábado dia 8 de setembro, quando haverá atividades pedagógicas, com palestras sobre a cultura gaúcha e influência da cultura negra. O público-alvo são professores, historiadores e comunidade em geral. Há noite haverá um show musical.

Para o domingo, 09, a tarde, com a presença do governador do Estado, a comunidade assistirá a dois espetáculos. A apresentação da  Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), que entrará em uma turnê internacional com a participação do instrumentista Yamandú Costa e uma peça teatral em frente a Igreja Matriz.

O espetáculo teatral, segundo o diretor Instituto Estadual de Artes Cênicas – IEACen  Marcelo Restori, contará também com a participação de atores locais para interpretar duas batalhas que ocorreram na Guerra dos Farrapos. “A encenação tem uma linguagem gauchesca, teatral e trabalhamos com o rapel cênico, que é um diferencial técnico” - comentou.

De acordo com informações da Secultur, será constituída uma comissão organizadora para os dois dias de eventos,  além da comissão da Semana Farroupilha que deverá ser oficializada através de portaria da Prefeitura. No Município, as festividades da Semana Farroupilha começam posteriormente a abertura oficial, de 13 a 20 de setembro.

Foto: Viviane Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário