sábado, 14 de julho de 2012

Instituto vai recuperar acervo do Jornal " O Rio Grande"


Foto e reportagem: Marcelo Marques/farrapo.rs
Na tarde desta sexta-feira, dia 13, no gabinete do Prefeito de Caçapava do Sul aconteceu a solenidade de entrega, por empréstimo, da coleção original do Jornal “O Rio Grande” do Centro Municipal de Cultura, os únicos existentes.

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Ihgrgs) foi representando pelos doutores Fausto Leitão Domingues, Paulo Estivalet Flores Pinto e Cesar Pires Machado. O empréstimo dos sete volumes doados por Arnaldo Luiz Cassol ao município tem por objetivo recuperar a coleção do Jornal “O Rio Grande” (2)

Segundo o jornal Gazeta de Caçapava, o jornal foi editado e publicado entre os anos de 1892 e 1895 e denunciava os abusos castilhistas durante a mais sangrenta guerra civil gaúcha, que durou 31 meses e causou a morte de 10 mil pessoas entre 1892 e 1895.

Após a solenidade, os representantes do Instituto foram ao Centro de Cultura para recolher os exemplares do jornal. O Ihgrgs pretende recuperar o documento e reproduzir cópias para o acervo da memória histórica do Rio Grande do Sul.

Participaram da atividade os representantes da Comissão Organizadora da Feira do Livro, Casa do Poeta, Secretaria de Cultura e Turismo e Câmara de Vereadores.

Por Marcelo Marques
jornalismo@farrapo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário