sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cerveja caçapavana entra no Circuito Estadual


Fonte: Governo do Estado

O governador do Estado Tarso Genro lançou na quarta-feira, dia 20, no Palácio Piratini, o  “Circuito das Cervejas e Pratos Gaúchos”.
O projeto tem por objetivo valorizar a cultura local e fomentar a culinária e as bebidas regionais. Com 14 bares e restaurantes inscritos, a primeira etapa vai de 1º de março a 30 de abril, em Porto Alegre. Os estabelecimentos credenciados devem oferecer um prato regional com uma cerveja artesanal.

O evento teve a presença dos empresários caçapavanos Antonio Augusto Rodrigues (Guto) e Cassio Poglia. Eles apresentaram a Cerveja Artesana.
Tarso Genro destacou a importância do setor para a preservação do patrimônio cultural do RS. Lembrou que o tema ganhou força a partir das discussões propostas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). O programa busca a valorização da produção local - por meio das mudanças no Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS).
Os bares têm até segunda-feira para aderir ao circuito, que significa disponibilizar um prato regional e harmonizado com uma cerveja regional. Aquele que chegar no estabelecimento e pedir esse prato com a cerveja artesanal, vai ganhar um copo do circuito como lembrança. 
O presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), Artur Winter, disse que o lançamento do circuito valoriza o trabalho das microcervejarias gaúchas. 
"É um marco na história da cerveja artesanal gaúcha. Sempre tivemos aquela visão de que cerveja boa é uma 'loira' estupidamente gelada. Agora estamos enaltecendo a cultura da boa cerveja, que foi característica no passado, no RS, como precursor das cervejarias regionais e hoje está sendo resgatado com a harmonização junto à gastronomia". 
Num mercado incipiente, Winter afirmou que o Estado abriga 40 microcervejarias. "Elas têm capacidade de produção média mensal de 10 mil litros, cada, o que dá cerca de 400 mil litros/mês. As cervejarias estavam sufocadas, com uma carga tributária que fazia elas ficarem escondidas, com sua capacidade de produção reduzida".  
O convite para os cervejeiros de Caçapava do Sul participarem do evento partiu da Coordenadora do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Gastronomia Regional, Jussara Dutra e do caçapavano Giordano Borba, Assessor do Gabinete do Governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário