quinta-feira, 21 de março de 2013

Caçapava inaugura indústria de azeite de oliva

Na tarde desta quarta-feira, dia 20, aconteceu em Caçapava do Sul, na Vila Progresso, BR 290, a Abertura Oficial da 2° Colheita de Olivas do Rio Grande do Sul e também a inauguração da primeira indústria de extração de azeite de oliva de grande porte da região.
O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura montou um lonão em frente à indústria para abrigar o evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, que na ocasião representou o Governador Tarso Genro, que não pode comparecer, do Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, do Prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges, do Prefeito de Bagé, Dudu Colombo, do Presidente da OLISUL, Darcy Junior, do Presidente da Câmara de Vereadores do Município, José Sidnei Menezes e demais vereadores de Caçapava e região, Secretários Municipais de Caçapava e de cidades vizinhas, representantes de autarquias estaduais e produtores rurais que investem no cultivo das oliveiras. O evento foi comandado pelos anfitriões do local, que eram os diretores da empresa Tecnoplanta, Eudes Marchetti e Osmar Rosa.
Na primeira parte da cerimônia, a empresa apresentou um vídeo institucional que demonstrou o trabalho que é desenvolvido pela Tecnoplanta e agora também a empresa Tecnolivas. Na sequência, Marchetti falou do cultivo desta fruta, da importância dela para a economia a partir deste marco e a capacidade de produção da máquina que pode chegar a 900 kg de azeitona por hora. O empresário relatou ainda o apoio do Poder Público nesta iniciativa e enfatizou as primeiras pessoas que acreditaram no cultivo da Oliva. O investimento na indústria foi de aproximadamente R$ 4 milhões e foi construída em 64 dias.
Logo após, o Prefeito Otomar Vivian usou a palavra para agradecer aos investidores e o apoio do Governo do Estado neste cultivo, além de mencionar o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agropecuária e exaltou um convênio que foi assinado em Bagé na última semana, que é para troca de tecnologias com a Itália, visando a colheita da oliva. No final do seu discurso, o Prefeito entregou um oficio ao Secretário da Agricultura do Estado, solicitando uma redução no ICMS para os produtores de azeitona, como forma de incentivo ao investimento.
Na seqüência o Secretário Mainardi usou da palavra para falar da produção de oliva em todo o Estado e a sua capacidade de investimento que vem aumentando a cada ano, além disso, o Secretário mencionou que Caçapava hoje é o maior cultivador da fruta, em relação a hectares plantadas, e com a indústria funcionando a todo vapor, a produção tende a aumentar cada vez mais.
Após os discursos, o artista nativista renomado, Renato Borghetti, subiu ao palco para tocar o hino riograndense.
No final da cerimônia, as autoridades fizeram o descerramento de uma placa de inauguração da indústria e se deslocaram até o pomar da empresa, para efetivarem a abertura oficial da colheita, utilizando tecnologias especificas para a colheita da azeitona. Na volta do pomar, as autoridades visitaram a parte interna da indústria e acompanharam de perto como é feito todo o processo da fabricação do azeite, com a máquina funcionando.
Os empresários realizaram no final uma distribuição gratuita de mudas de oliveiras e também de azeite de oliva, produzido já na indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário