domingo, 24 de março de 2013

Encontro reúne prefeitos da Faixa de Fronteira do Estado


Cerca de 15 prefeitos da Faixa de Fronteira se reuniram na manhã de sexta-feira, (22.03), para tratar sobre o II Encontro das Cidades de Faixa de Fronteira que ocorrerá em Brasília, de 23 a 25 de abril, no âmbito do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - II EMDS. A reunião preparatória foi realizada no Salão Oval da Prefeitura de Bagé, onde o Prefeito em exercício de Caçapava do Sul, Ilson Tondo, representou o município
Segundo o prefeito Dudu Colombo que também é vice-presidente da Frente
Nacional de Prefeitos para assuntos de fronteira, o objetivo é que o grupo se mobilize e se articule sobre os assuntos a serem abordados no II Encontro. “Levaremos diversos assuntos, entre eles, na área da saúde, como a contratação de médicos diplomados em outros países; e desenvolvimento econômico que defende a regulamentação de free shops no lado brasileiro”, argumentou.
Já Tondo defendeu na reunião a criação de uma frente parlamentar para defender os interesses dos município de faixa de fronteira e a criação de um PAC especifico para as cidades gaúchas que estão a menos de 150 km da fronteira, a contar de seu último metro do território.
De acordo com Dudu, onze estados brasileiros fazem fronteira com outros países, ou seja, 588 municípios do país que somam cerca de dez milhões de pessoas. “No Rio Grande do Sul, somos 197 cidades. Os municípios de faixa de fronteira são os menos desenvolvidos. Queremos trazer o desenvolvimento para estas cidades e mostrar ao Governo Federal nossas carências e potencialidades”, explicou.
Presente no evento, o prefeito de Aceguá, Júlio César Pintos, observou que uma das pautas a serem incluídas nos temas que serão debatidos em Brasília é o problema de infraestrutura física nas cidades. Sobre a regulamentação dos free shops no lado brasileiro, ele afirmou que o município será beneficiado, pois haverá mais geração de postos de trabalho e incremento da riqueza.
Durante a reunião, também teve como objetivo tratar a programação do II Encontro das Cidades da Faixa de Fronteira e incentivar os prefeitos em filiar-se a FNP para dar sustentabilidade das ações fronteiriças na entidade.
Também participaram da reunião preparatória, o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero; o vice-prefeito do Quaraí, Iad Choli; o prefeito de Candiota, Luís Carlos Folador; o prefeito de Ronda Alta, Miguel Gasparetto; o prefeito de São Gabriel, Roque Montagner; o prefeito de Três Palmeiras, Silvano Antônio Dias; o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider; o prefeito de Canguçu, Gerson Nunes; o prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho; o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone; o prefeito de Jaguarão, José Cláudio Martins; o prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Borges e o Prefeito em exercício de Caçapava do Sul, Ilson Tondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário