sábado, 27 de abril de 2013

Desenvolvimento da região foi tema de abertura da 1° Ovino Fest


Aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 26, em Lavras o Sul, o jantar de abertura oficial da 1° Ovino Fest. O evento foi realizado no parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com um jantar típico da festa, que é a carne de cordeiro, com todos os acompanhamentos e pratos que simbolizam esta carne nobre da região da campanha.
A abertura contou com a presença do Secretário de Agricultura do Estado, Luiz Fernando Mainardi, do Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian e do Prefeito de Lavras do Sul, anfitrião da festa, Alfredo Borges, além de produtores rurais, da diretoria do Sindicato Rural local e de empresas caçapavanas e lavrenses que estão expondo seus produtos nos pavilhões da feira.
Durante a abertura, o Prefeito Alfredo Borges falou da idéia de criar esta festa onde o lançamento foi em Porto Alegre, que servirá para chamar a atenção de todo o Estado para a criação de ovinos, principalmente da carne nobre de cordeiro. Na seqüência do Secretário Mainardi abordou o crescimento na região da campanha quanto a criação de ovinos, mas destacou  a qualidade do produto que vem em uma crescente nos últimos anos. “ A região da campanha é ideal para a criação de cordeiros e este cultivo vai crescer ainda mais em um curto prazo”, destaca Mainardi.
Caçapava e Lavras estão muito fortalecidos no programa do Governo do Estado, que é o “ Mais Ovinos”, onde a qualidade do produto é destaque e também o crescimento no rebanho, além da capacidade técnica dos produtores que valoriza a carne nobre de cordeiro.
A Ovino Fest segue durante todo o final de semana, com uma programação intensa, como oficinas de gastronomia, exposição de culeteiros, desfile de moda, concurso de churrasco. O evento conta ainda com a presença do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), e da equipe de pesquisa regional do Palácio do Piratini que desenvolve uma avaliação de receitas típicas da região do Pampa.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª OVINO FEST
Dia 27 - Sábado
10h - painel “Truques de Cozinha” com o chef Rodrigo Werner
12h – almoço
15h – oficina “Harmonização de vinhos e carne de cordeiro” com o chef Roberto Vianna
17h – oficina de cortes com Marcelo Bolinha
20h – desfile de tecelagem ovina – coleção outono/inverno 2013
22h – jantar com Danilo Ucha e lançamento do CD “Cordeona-me”, de Gujo Teixeira e Luciano Maia

ATIVIDADES PARALELAS
Pista de Rodeio
10h – concentração de machos de Cavalo Crioulo
14h – palestra técnica NCCC
15h – resenha coletiva e demonstração de pastoreio com cães Border Collie

PAVILHÃO DE REMATES
15h30min – remate de gado em geral

PAVILHÃO DE
EVENTOS
- exposição de artesanato
- feira de doces e pães do Pampa
- encontro de cuteleiros

EXPOSIÇÃO
- exposição de raças ovinas presentes em Lavras do Sul

Dia 28 - Domingo
7h – início do Campeonato de Churrasco de Cordeiro
9h – oficina “Alta Gastronomia” com Tibi Meirelles
12h – almoço Arroz de Carreteiro com carne de cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário