segunda-feira, 22 de abril de 2013

Minas Outdoor vai mudar a realidade do turismo de aventura no Estado


Neste sábado, dia 20, o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, acompanhado de todos os Secretários Municipais e membros do Governo, estiveram na localidade das Minas do Camaquã, para conhecer de perto todo o projeto que está sendo montado nas Minas voltado ao turismo de aventura, coordenado e idealizado pelo empresário Marcelo Spode, que vem investindo no localidade desde o ano passado.
O Minas Outdoor, como é chamado o projeto, consiste em transformar o local que já possui um beleza natural exuberante em um dos maiores pontos de turismo de aventura do Brasil, proporcionando as pessoas diversas alternativas de entretenimento, voltado a aventura e ao turismo ecológico.
Spode, que atualmente é o diretor da empresa de calcário, Inducal, arrendou toda a área da Companhia Brasileira do Cobre, CBC, nas Minas, para ser usado no projeto. O empresário já está com muitas atrações funcionando, como passeios turísticos para conhecer o local onde era extraído
o cobre e outros metais, levando as pessoas até as galerias subterrâneas usados pelos Mineiros, a história dos principais pontos das Minas e as casas lendárias da região, como a casa de pedra e a mansão do antigo proprietário da CBC, Baby Piguinatary, responsável pela construção de toda a estrutura da região.
Passeio de caiaque, trilhas ecológicas, tanto caminhando quanto de bicicleta e moto, encontros e eventos que priorize o turismo de aventura, montanhismo e rapel  já estão funcionando a todo o vapor. 
Em um prazo inferior há um ano muitas novas atrações estarão prontas e o projeto vai se tornar referência em todo o Estado e no Brasil, atraindo turistas de toda a parte, como a construção da tirolesa que vai ligar os municípios de Caçapava do Sul e Santana da Boa Vista, sendo segundo Spode a tirolesa mais bela do Brasil, uma reestruturação da praia das Minas, com total conforto e comodidade para os turistas e principalmente instalações modernas para receber historiadores, pesquisadores e os turistas.Um museu também está sendo montado, onde vai constar toda a história das Minas do Camaquã. 
Uma pousada está sendo reformada para receber os visitantes, contendo todos os requisitos do projeto voltado ao turismo, inclusive com palestras motivacionais, usando o esporte como uma ferramenta para o trabalho e uma estrutura para poder receber no futuro crianças através das escolas e atrair a comunidade durante os finais de semana para as Minas.
Está sendo preparado pela Secretaria de Cultura e Turismo e o empresário, junto com sua esposa Cristina Spode, uma grande programação para a semana de Caçapava, envolvendo uma programação turística e um roteiro de aventura utilizando esportes radicais e atividades voltadas para o projeto, sempre priorizando a segurança dos visitantes.
Durante a visita, Spode falou de como surgiu esta idéia do investimento e o Prefeito parabenizou o empresário pelo projeto e agradeceu por ter escolhido as Minas do Camaquã e Caçapava para colocar a disposição do Estado e do Brasil um ponto de referência no turismo de aventura. “ Recebemos centenas de visitantes a cada final de semana, mas no próximo verão o local estará praticamente preparado para dar um salto de qualidade e definir as Minas como referencia no turismo e atividades de aventura, mas para isso é necessário um investimento pesado e muito profissionalismo, por isso, que contratei vários pessoas qualificadas que irão dar o padrão necessário para o projeto”, disse Spode.
“ Caçapava está ganhando muito com isso, e estamos acompanhando de perto uma iniciativa que vai estourar em um curto espaço de tempo”, explanou o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário