terça-feira, 2 de abril de 2013

Palestra informativa sobre o Programa “ Nota Fiscal Gaúcha”


Nesta segunda-feira, dia 01, aconteceu no salão de atos da Unipampa, campus de Caçapava do Sul, o II encontro que debateu através de palestra informativa o programa  “Nota Fiscal Gaúcha”. O evento reuniu o Prefeito, Otomar Vivian, os Secretários da Fazenda, Flávio Barreiro, da Educação, Maureli Lopes e do Planejamento, Fábio de  Oliviera, além da palestrante da noite, Ivanice Schultes, que é agente fiscal da Fazenda Estadual e da representante do programa de educação fiscal de Santa Maria, Elaine Simom.
Participaram também do encontro, profissionais de contabilidade do município, estudantes da Urcamp, do curso de Ciências Contábeis, funcionários públicos, professores que serão disseminadores desta educação fiscal e empresários.
Mais cedo, no final da tarde às 17h30, na sala de informática da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), foi realizada a aula inaugural do curso de Disseminadores de Educação Fiscal, promovido pela ESAF (Escola de Administração Fazendária) em parceria com o Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria.
Estavam presentes cerca de 30 professores e outros servidores públicos municipais já inscritos no curso, que está sendo à distância. No total de 120 horas, o curso tem o objetivo de contribuir para o esclarecimento e a conscientização do indivíduo, na perspectiva da maior participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos, além de difundir essas informações nas suas áreas de atuação.
Nota Fiscal Gaúcha é um programa que, por meio da distribuição de prêmios, visa incentivar os cidadãos e cidadãs a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. Através do Programa, os cidadãos concorrem a prêmios de até R$ 1 milhão (um milhão de reais), as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e a sociedade gaúcha.
Segundo o Secretário Fabio de Oliveira, em Caçapava existem 109 empresas cadastradas neste programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário