terça-feira, 14 de maio de 2013

Parceria entre Executivo e Legislativo para o desenvolvimento de Distrito Industrial


O Secretário do Planejamento e Meio Ambiente, Fabio de Oliveira, o Secretário da Agropecuária, Indústria e Comércio, Lúcio Moreira, e o Vereador Peter Linhares (PMDB) estiveram em Porto Alegre no dia 8 de maio, em visita a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). O objetivo do encontro foi fazer um levantamento acerca das informações necessárias para desenvolver em Caçapava do Sul um Distrito Industrial. A comitiva com representantes do Executivo e do Legislativo foi recebida pela arquiteta Neuma Sibila Missio e pela engenheira civil Marta Olinto.
A SDPI possui entre seus programas o de Apoio à Implantação da Infraestrutura nas Áreas Industriais Municipais. Este projeto consiste na orientação técnica e no repasse de recursos financeiros às Prefeituras Municipais, para a implantação da infraestrutura básica nas áreas pertencentes aos municípios, principalmente no sentido de promover a ocupação do solo de forma racional, organizada e planejada. Na reunião, foi discutido os requisitos necessários que os municípios devem preencher para se habilitar aos recursos deste programa.
Os representantes do Poder Público de Caçapava do Sul levaram para a reunião o relatório técnico concluído em janeiro de 2010 e desenvolvido pela Secretaria de Estado, na época chamada Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (SEDAI). Este relatório faz uma avaliação técnica de uma gleba para uso como área industrial, localizada na BR 392, distante aproximadamente 5km do centro da cidade, com uma área de cerca de 16 hectares. Na época, o Vereador Peter já estava apoiando a iniciativa, mas não houve continuidade no desenvolvimento do projeto pela Prefeitura naquela época.
O Secretário Fabio de Oliveira afirma que a atual administração entende como uma questão estratégica para o desenvolvimento da cidade a crição de um Distrito Industrial em Caçapava do Sul. O pré-projeto já existente, que consiste na avaliação da área na BR 392, será estudado pelo grupo técnico de arquitetura e engenharia da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, e discutido junto com o Prefeito Otomar Vivian e o Secretário da Agropecuária Lúcio Moreira e sua equipe. Também ficou acertado que os secretários, juntamente com o Vereador Peter Linhares, farão uma visita a um dos distritos industriais municipais do Estado que sirvam de modelo para o desenvolvimento do projeto caçapavano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário