segunda-feira, 3 de junho de 2013

Definida a programação para a 5ª Conferência da Cidade

A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, divulga nesta semana a programação da 5ª Conferência das Cidades, etapa de Caçapava do Sul, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, no auditório da Unipampa.
A recepção e o credenciamento acontecem na segunda-feira, dia 10, às 15h30min. A sessão de abertura está marcada para as 16h30min. Logo após haverá a apresentação da Metodologia da Conferência das Cidades e às 17h30min inicia a palestra sobre “Saneamento Básico – Histórico e Perspectivas” com André Finamor, Engenheiro Civil e atual Superintendente de Relações Institucionais da Corsan.
O cronograma da noite terá a palestra “Como preservar o Patrimônio Histórico sem criar empecilhos para o Desenvolvimento da Cidade?” com Michelle Campos Morais, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), às 19 horas. E o Painel de Debates “A regularização de imóveis e os desafios do Plano Diretor em Caçapava do Sul”, com participação de representantes do Registro de Imóveis, Tabelionato e Grupo Técnico da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente, às 20 horas.
Na terça-feira, dia 11, a abertura da Conferência da Cidade será às 16 horas. Logo em seguida a Secretaria de Município do Planejamento e Meio Ambiente, e Conselho Gestor do Plano Diretor (CGPD), expõem sobre o tema central: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. O início dos grupos de trabalho é às 17 horas com a “Discussão dos quatro eixos estruturantes da 5ª Conferência Nacional das Cidades, relacionados ao desenvolvimento e às políticas de planejamento urbano da cidade de Caçapava do Sul”.
O cronograma da noite terá a Plenária de discussão e aprovação do texto base, às 19 horas, e a reunião dos segmentos sociais e do poder público para a indicação dos delegados, às 20 horas, encerrando as atividades.
A Conferência, que neste ano traz o slogan “Quem muda a cidade somos nós” terá o debate sobre quatro grandes temas: Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU), Instrumentos e Políticas de Integração intersetorial e territorial e Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade.
Segundo o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Fábio Oliveira, a Conferência das Cidades vem em ótimo momento para Caçapava do Sul. “Estamos passando por um momento de reconstrução, de retomada das principais discussões acerca do desenvolvimento urbano da cidade. O evento é fundamental para discutirmos de forma clara e transparente, com a participação aberta da comunidade, temas estratégicos para o crescimento da cidade, como saneamento, urbanização, mobilidade urbana, habitação, acessibilidade, patrimônio histórico, entre tantos outros” finaliza o Secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário