terça-feira, 25 de junho de 2013

Forte Dom Pedro II será revitalizado. Obra será de R$ 1milhão

Uma notícia aguardada há vários anos pela comunidade foi anunciada na tarde de segunda-feira, dia 24: o Forte Dom Pedro II será restaurado. O anúncio foi feito pelo Prefeito Otomar Vivian, que cedeu uma entrevista à imprensa local juntamente com a arquiteta do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Sandra Petry, e o Engenheiro do Instituto do Patrimônio Histórico Estadual (IPHAE), Paulo Pizoni. Também estiveram presentes a Secretária de Cultura e Turismo do município, Maria Alice Santos; a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHARC), Isa Dóris Teixeira de Macedo e o mestre de obras da empresa contratada para executar o serviço, Luiz Moacir Arruda.
Segundo o engenheiro do IPHAE, Paulo Pizoni, o processo se iniciou através de um projeto elaborado pelo IPHAN há dois anos em que foram angariados recursos para posteriormente se efetuar uma licitação e escolher a empresa para efetuar o serviço.
- A partir da semana que vem estaremos nos estabelecendo em Caçapava. A ideia é capacitar pessoas da comunidade que serão contratadas para participar deste trabalho - disse o engenheiro.
Está previsto no projeto um prazo de seis meses para a capacitação e cinco meses para a execução das obras que envolvem limpeza e consolidação das muralhas. Além da restauração, também devem ser realizados estudos arqueológicos no local.
O valor do contrato com a empresa licitada, a Mega Sul Concretos Ltda., é R$1 milhão. Um dos principais desafios da empresa é retirar a vegetação que cresce em meio às muralhas, entre elas, as inúmeras figueiras, que estão deteriorando o monumento histórico.
Segundo o Prefeito Otomar Vivian, hoje existe absoluta sintonia entre a administração municipal e o IPHAN, principalmente através da Superintendente Ana Lúcia Goelzer Meira. 
- Nosso olhar é para frente. Temos o propósito e o compromisso de preservar o patrimônio histórico, inclusive, temos um documento por escrito pelo IPHAE admitindo que podemos fazer algo para preservar a Casa dos Ministérios, que está em situação muito preocupante. Tudo isto está sendo feito porque entendemos que a história e a cultura também devem ser usadas como fator de desenvolvimento - afirmou o Prefeito. 
No final da coletiva o Prefeito anunciou também que já está sendo montado um projeto entre a SECULTUR e o IPHAN para realizar o espetáculo “Som e Luz” no Forte Dom Pedro II. A ideia é realizar o espetáculo após a conclusão das obras de restauração do monumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário