sábado, 6 de julho de 2013

III Conferência Municipal de Cultura teve inicio nesta sexta-feira

A Secretaria de Município da Cultura e Turismo (Secultur) e o Conselho Municipal de Política Cultural estão promovendo a III Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 05 e 06 de julho, no salão de atos da urcamp
Convocada pelo Ministério da Cultura, a Conferência deste ano terá como tema geral “Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura” e será norteada pelos seguintes eixos temáticos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como Desenvolvimento Sustentável.
Os principais objetivos da Conferência Municipal da Cultura são: propor estratégias de articulação e cooperação institucional com demais entes públicos municipais e destes com a sociedade civil; promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, valorizar o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões, e eleger delegados municipais para a etapa estadual da III Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em data e local definidos pela Secretaria Estadual de Cultura.
De acordo com a Secultur, é importante que toda a comunidade participe da Conferência, que significa mais uma etapa para a implantação do Sistema Municipal de Cultura.
Na sexta-feira, dia 05, aconteceu a abertura oficial, com a presença do Prefeito Otomar Vivian, do Presidente da Câmara, José Sidnei Menezes e lideranças da comunidade, além de membros do Conselho de Política Cultural, liderada por Eduardo Brito. Na primeira noite a palestra foi com Professora e Dra Cristina Carvalho – UFRGS, onde abordou temas essenciais para o crescimento e valorização da Cultura, explanando que os fazedores de cultura estão nas comunidades e não nos gabinetes. 
Antes da palestra, os colaboradores da Conferência, Lislair Leão e Eduardo Brito fizeram a leitura dos objetivo dos evento e também do Decreto Executivo que institui a III Conferência. O Grupo Clara Nunes também fez uma apresentação artisitica.
Confira o restante da programação que vai até este sábado:

3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA
TEMA: Uma Política de Estado para a Cultura “Desafios do Sistema Nacional” Sistema Municipal de Cultura
06/07 - Sábado:
Manhã 
9h: Oficina de Hip Hop
Local: URCAMP
9h30min: Hora Encantada
Local: Biblioteca Pública Municipal
Intervalo de almoço
Tarde
15h30 min: Apresentação dos Eixos Temáticos
Formação de Grupos de trabalho
Debate e Apresentação de Propostas
Local: URCAMP
Sugestões Culturais:
19h: Forte EM ARTE
Local: CTG Sentinela do Forte
20h: SEDA – Cineclube Vagalume
Local: CMC “Arnaldo Luiz Cassol”

22h: Noite Fora do Eixo : Show com Santiago Neto y Los Misionerotronicos 

Local: Espaço de eventos do Restaurante Pampa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário