sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Evasão de alunos da rede municipal foi tema de reunião

A Promotora de Justiça, Cintia Foster de Almeida, juntamente com a SEDUC, reuniu-se no salão de atos da Urcamp, na terça-feira, dia 27, com entidades ligadas a educação e assistência social, para orientações referentes a FICAI no Município.
A explanação ressaltou a importância da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente - FICAI - no que se refere a sua operacionalização nas escolas, bem como a importância das redes de atendimento às famílias no processo de comunicação da infrêquencia escolar. A FICAI é um instrumento consoante à doutrina de proteção integral, normatizado nos artigos 1º e 3º do Estatuto da Criança e Adolescente, que visa assegurar e estabelecer os direitos das crianças e adolescentes.
A FICAI é um instrumento que visa a adoção de um procedimento uniforme de controle da evasão escolar em todo o Município, que se materializa na integração de todos os seguimentos, caminhando juntos em prol de um mesmo objetivo: garantir acesso e permanência do educando na escola.
O professor tem papel fundamental nesse processo, uma vez que deve diagnosticar quando o aluno não está indo a escola e desencadear o movimento, por meio do preenchimento da FICAI, acionando a Equipe Diretiva que, juntamente com o conselho escolar e em parceria com as entidades organizadas da comunidade escolar, deverá realizar contato com a família e tomar as medidas necessárias para possibilitar o retorno do aluno.

Neste sentido a dimensão pedagógica conferida a FICAI é a de criar um Sistema de controle e resgate do aluno que deixa de estudar. O importante é entender a escola como guardiã do regime democrático dos interesses sociais e individuais dos alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário