segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mostra Cultural oferece lazer no clima da tradição gaúcha

Fonte: Gazeta de Caçapava

Dia 18, quarta-feira, aconteceu a 2ª Mostra Cultural Farroupilha, na Unipampa, das 15h às 19 horas. O evento visa oferecer à comunidade acadêmica algumas horas de convivência com músicas, dança, comidas e brincadeiras da tradição gaúcha. A informação foi publicada no versão on-line do jornalGazeta de Caçapava.

Um grupo de cavalarianos levou a chama crioula até o campus da Unipampa, marcando a abertura da Mostra. Eles chegaram às 15 horas, momento em que foi entoado o hino rio-grandense e as bandeiras hasteadas.

Depois aconteceu a apresentação de cinco invernadas (Invernada infanto-juvenil e adulta do CTG Sentinela dos Cerros, Roda de Chimarrão, Escola Nossa Senhora das Graças, Invernada juvenil do CTG Sentinela do Forte) e do grupo Os Chimangos. Outras atrações foram os trovadores e declamadores.

Durante as apresentações, foram servidas iguarias da culinária gaúcha, como arroz doce, roscas e queijos, acompanhadas de chimarrão.

Artesãos exibiram suas produções em couro, lã e madeira. Brinquedos tradicionais da região do pampa, como Gado de Osso, Bilboquê, Cinco Marias, Pião e Galo de Lata foram  mostrados, para diversão da criançada e adultos saudosos das brincadeiras do tempo de criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário