quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Reunião em Caçapava reúne Secretários de Saúde da região

Na manhã desta quarta-feira, dia 04, 17 Secretários de Saúde dos municípios pertencentes a 8° Coordenadoria Regional de Saúde, estiveram em Caçapava do Sul para uma reunião de trabalho, que envolve o SUS e o Consórcio Intermunicipal de Saúde, que atende a região.
O encontro foi no auditório da ACIC, e teve a presença do Prefeito Otomar Vivian e da Coordenadora da 8° CRS, Carina Silva. A reunião foi comandada pela Secretária de Saúde, Rosane Abdala, que apresentou no início a realidade da saúde de Caçapava, com os avanços e os pontos que ainda precisam melhorar.
O principal ponto da reunião foi a discussão do atendimento nas especialidades que são feitas fora dos municípios, no âmbito regional, como no caso de Santa Cruz do Sul, onde os pacientes de traumatologia são enviados para fazer cirurgias. A reclamação dos gestores no caso de traumatologia é muito grande, principalmente pela demora da referencia regional em atender os pacientes que precisam de cirurgia.
Foi debatido também questões do Sistema Único de Saúde, os investimentos por parte do Estado e União, que são muito baixos e a logística de atendimento pelo Consórcio.
Segundo Rosane, as referencias regionais estão deixando os municípios na mão em muitos casos e alternativas para das resolutividade local nos casos de média e baixa complexidade.
Caçapava comunicou ainda os Secretários, que até o final do ano o centro de oftalmológico estará funcionando no Hospital Dr. Victor Lang, onde os aparelhos já foram comprados e a Secretaria de Saúde espera credenciar logo o centro para no final do ano começar a atender os pacientes locais e também da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário