segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Questões regionais são debatidas pelos Prefeitos

Na segunda-feira, dia 14, o Prefeito de Caçapava do Sul, Otomar Vivian, participou da segunda reunião da Associação de Prefeitos da Região da Campanha, na cidade de Bagé.
O encontro reuniu Dudu Colombo, Prefeito de Bagé; Alfredo Borges, Prefeito de Lavras do Sul; Julio Cesar Pintos, Prefeito de Aceguá; Lídio Bastos, Prefeito de Dom Pedrito; Erone Londero, Prefeito de Hulha Negra e Paulo Brum, vice-prefeito de Candiota, represando o Prefeito Luiz Carlos Folador. A reunião também contou com a participação especial do Deputado Federal, Ronaldo Zulke e do Secretário Executivo do GGI-M, Milton César Leite.
Um dos assuntos mais importantes, discutidos pela associação, foi a criação de uma frente de Prefeitos para reivindicar junto ao Governo Federal, a implantação de um curso de medicina na região da campanha, independente da Universidade. Após, o Prefeito Dudu Colombo sugeriu que seja criado um grupo para apoiar a implantação do referido curso na região e o Prefeito Otomar Vivian sugeriu a contratação de uma consultoria especializada para a elaboração do projeto de criação do curso de medicina, que teve apoio dos demais presentes.
Sobre este tema, o Prefeito de Bagé informou que o Governo Federal está disposto a implantar o curso de medicina da região, porque na lei que cria o programa “ Mais Médicos”, está a criação de novos cursos, principalmente em regiões de fronteira. O Prefeito Otomar disse, independente da Universidade que receber o curso, será muito válido para a região, principalmente Caçapava do Sul.
Na oportunidade também foi tratado sobre a instalação de um Comando Regional de Fronteiras da Brigada Militar na região da campanha, que já tem um prédio a disposição, no município de Bagé e sobre a necessidade de se buscar recursos financeiros perante os Governos, Estadual e Federal, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios da região da campanha.

No final da reunião, os Prefeitos discutiram sobre a possível criação de um consórcio da Faixa de Fronteira e sugeriam aprofundar o debate sobre o referido consórcio entre os dias 27 e 29 de novembro, durante o Encontro de Mercocidades, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário