domingo, 20 de outubro de 2013

Restos mortais do descobridor do minério nas Minas são transladados

Em uma cerimônia bonita e bem organizada, foi realizado na manhã deste domingo, dia 20, o translado dos restos mortais do descobridor do minério nas Minas do Camaquã, Coronel João Dias dos Santos Rosa, falecido há mais de um século.
Os restos mortais estavam no cemitério das Palmas, Município de Bagé, e foi transladado até as Minas pelo Exercito Brasileiro, comandado pelo Coronel Ubirajara Brandt Rodrigues, Chefe do Estado Maior da 3º Brigada de Cavalaria Mecanizada.  O organizador do evento foi a confraria dos amigos e ex-moradores das Minas do Camaquã, lidera pelo Patrão do CTG Ronda Crioula, José Deni Rodrigues Silveira.
O evento começou com o descerramento de uma placa na casa que foi do Coronel João Dias, uma das edificações mais antigas da localidade.  Na sequencia, as autoridades lideradas pelo Prefeito Otomar Vivian, o Presidente da Câmara, José Sidnei Menezes, oficiais militares, vereadores, secretários municipais e a comunidade, acompanharam o restos mortais do coronel até a capela Santa Bárbara, para uma missa rezada pelo Padre Rudinei Lasch.
Após a missa, o cachão de João Dias foi transportado até o tumulo que foi construído na frente da capela, pela Guarda de Infantaria Farroupilha, que deu todo o suporte para a cerimônia. No Tumulo consta todos os dados do descobridor do minério nas Minas.
Na sequencia o Bisneto do Coronel João Dias, Zeno Chaves, fez um pronunciamento contando um pouco da vida do homenageado e de sua trajetória nas Minas do Camaquã. O Prefeito foi o próximo a falar e agradeceu aos organizadores do evento e falou da importância de valorizar as pessoas que contribuíram com a comunidade, que é o caso de João Dias, que descobriu o minério na localidade. Otomar comentou ainda da valorização das Minas do Camaquã, principalmente pelo projeto que está sendo desenvolvido de Turismo de Aventura, através do empresário Marcelo Spode, pelo Minas Outdoor Sports e pela possibilidade da volta da exploração mineral nas Minas, que deve acontecer em breve.
No final, o idealizador de toda a cerimônia, José Deni, usou da palavra para relatar todos os passos até o translado e agradeceu aos patrocinadores do evento, o Poder Público pelo apoio e principalmente a comunidade das Minas do Camaquã.

Com o termino da cerimônia oficial, os organizadores ofereceram um almoço na sede do CTG Ronda Crioula e na sequencia aconteceu uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores em homenagem aos familiares do Coronel João Dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário