quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Azeite produzido em Caçapava é destaque no seminário da Embrapa

O consumo de azeite de oliva no Brasil cresceu 170% nos últimos cinco anos e, atualmente, o país é considerado o segundo maior importador do produto, no mundo. Este potencial mercado vem chamando a atenção de produtores e, claro, do poder público. E, com objetivo de educar os consumidores, o Ministério da Agricultura e a Embrapa Clima Temperado, em parceria com a prefeitura de Santa Maria, promoveram o “Curso de Sensibilização de Azeite de Oliva”, nesta quarta-feira (13), à noite, em Santa Maria
O curso, voltado a chefs de cozinha e empreendedores da área gastronômica, desenvolveu e potencializou o paladar dos convidados para o consumo de azeites de oliva de melhor qualidade, a partir de apresentações técnicas, degustação e identificação de garrafas. O fiscal federal do Ministério da Agricultura, Ricardo Furtado, destaca que a intenção é multiplicar as informações a partir de um grupo seleto de degustadores. “Constatamos que um dos problemas do país é a má qualidade do azeite”, explica.

Os Prefeitos
Cezar Schirmer e Otomar Vivian estiveram no curso, para acompanhar os investimentos da Embrapa no centro do Estado, envolvendo vários municípios. “Santa Maria tem todas as condições para o plantio de oliva. Da região, apenas Caçapava produz. Por isso, precisamos investir nessa cultura que está em pleno crescimento no país”, comentou o chefe do Executivo de Santa Maria, que ainda destacou a importância do curso. “Estas palestras são importantes para que possamos despertar nos empreendedores esta sensibilização”, sinalizou.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Enilton Fick Coutinho, que foi um dos palestrantes da noite, existem muitos mitos que precisam ser “quebrados”. “Queremos despertar as pessoas para o tipo de produto que estão consumindo e sua qualificação. Há muitos mitos sobre este assunto que devem ser trabalhados e explicados”, disse. O pesquisador acrescenta que o objetivo também foi disponibilizar todas as informações técnicas para consolidar a olivocultura como uma alternativa de produção no município.
Durante o curso, os convidados degustaram cerca de 40 marcas de azeites, nacionais e internacionais, e aprenderam a diferenciar as especificidades de cada produto. Esta foi a quarta edição da palestra e primeira realizada no interior do Estado, neste ano – as outras três haviam sido ministradas em Porto Alegre e Esteio, na região Metropolitana.
O Azeite produzido em Caçapava, o Prosperato, da empresa Tecnoplanta que construiu a indústria na Vila Progresso, apresentou o seu produto do seminário, onde foi um dos destaques, principalmente pela qualidade apresentada e o volume de acidez.

No final do encontro, o Prefeito Otomar Vivian, junto com o representante da empresa Tecnoplanta, fizeram a entrega de um exemplar do azeite Prosperato para os representantes da Embrapa, Ministério da Agricultura e o Prefeito de Santa Maria.
Brasil é o maior consumidor de azeite de oliva do mundo
O Brasil consome, atualmente, 70 mil toneladas de azeite de oliva por ano e é considerado, atualmente, o maior consumidor o segundo maior importador do produto do planeta. “Deste volume, entre 60% e 80% do que é importado e consumido no país estão fora dos padrões nacionais e internacionais exigidos por lei”, acrescentou o pesquisador da Embrapa, Rogério Oliveira Jorge, que também ministrou o curso.

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