quarta-feira, 6 de novembro de 2013

I Concurso Municipal de Redação e Gibi

No mês de outubro, ocorreu o I Concurso Municipal de Redação e do Gibi, realizado pela SEDUC, com a participação das Escolas do Município.
O Tema da Redação foi: “A importância dos imigrantes na formação do povo brasileiro”; que vem encerrar os trabalhos transcorridos durante todo o ano nas escolas. O Tema do Gibi: “Caçapava”; incentivando nossos alunos a estudar e conhecer bem nosso município e as belezas que ele possui.
Segundo os organizadores, o nível dos trabalhos foi excelente, sendo difícil a escolha. A avaliação foi feito por professores fora da rede municipal de ensino.
O resultado do Concurso foi divulgado no dia 06/11/2013 na SEDUC com a presença dos Diretores das Escolas, da Coordenação Pedagógica, da Secretária de Educação Maureli Lopes e do Prefeito Municipal Otomar Vivian.
Os vencedores foram:
1º Lugar na Redação: Aluno Leonardo Veber da Silva – 7º ano A, orientado pela professora Sheila Machado Linhares da EMEF Augusto Vitor Costa; Prêmio (Um celular, cortezia da loja SH).
1º Lugar no Gibi: 5º ano da EMEF Patrício Dias Ferreira; Prêmio (Um jogo Pedagógico, cortezia da Cliptom Presentes).
2º Lugar no Gibi: 5º ano A (Professora Inocência Lopes), 5º ano B (Professora Fátima Beatriz Medeiros da Rosa), 6º ano A (Professora Vitória Sayyed), 6° ano B e 7º ano B (Professora Naira Paz); Prêmio (Um troféu que representa o preincipal Ponto Turístico de Caçapava, O Forte Dom Pedro II).
A Coordenadora da Área de Português, Marta Langner, responsável pelo evento, juntamente com a Equipe da SEDUC, agradece as Escolas participantes pela colaboração e empenho com que realizaram os trabalhos, os quais tornaram esse Concurso um sucesso.


Redação Vencedora
Redação Vencedora do I Concurso Municipal de Redação
Aluno: Leonardo Veber da Silva, 7º ano A – EMEF Augusto Vitor Costa, orientado pela professora, Sheila Machado Linhares.
Nossa Formação
Nosso país, na sua formação foi marcado pela grande diversidade de características culturais, costumes, religiões, hábitos, etc..
Tivemos várias contribuições importantes de muitos imigrantes que para cá vieram.
Cada povo imigrante trouxe como costume, uma cultura que foi contribuindo para que tudo por aqui fosse mudando e dando formação ao povo brasileiro.
Nossa língua falada, aprendemos graças aos portugueses que vieram e oficializaram a nossa Língua Portuguesa mas nem todos os brasileiros falam português igualmente.
Grandes contribuições também tivemos dos indígenas pois, nos ensinaram a tomar banho todos os dias.
Os africanos trouxeram para nós as manifestações culturais, religiosas e musicais. Foi dos povos africanos que herdamos a feijoada e o samba.
A formação do povo brasileiro teve essa diversidade de costumes e culturas, mas também temos na cor, pois o povo brasileiro é distribuído ou dividido na cor ou na raça. Mesmo nós tendo grandes avanços as pessoas continuaram sendo racistas.

Mesmo assim, com todas as diferenças, desigualdades, costumes, difiuculdades que enfrentamos e temos em nosso país, me orgulho de ser brasileiro e gaúcho.

11 comentários:

  1. Eu Asidiana Machado Corrêa 5° ano turno da tarde prof Maria José Sitó da Silva e a turma estamos muito felizes com o nosso 1° lugar no trabalho do GIBISÃO.

    ResponderExcluir
  2. A conquista do primeiro lugar foi suada , estudei muito !
    Nome: Andriely Macedo de Souza
    Prof Maria Jose´ Sito da Silva.
    Turma: 5 . Ano B

    ResponderExcluir
  3. TODA TURMA PEGOU JUNTO PARA REALIZAR ESSE BELO TRABALHO GIBISÃO .
    NAURA DA SILVA PEREIRA .
    PROF. MARIA JOSÉ SITÓ DA SILVA 5°B

    ResponderExcluir
  4. EU VITÓRIA DE FREITAS DA ESCOLA PATRICIO DIAS ESTOU MUITO FELIZ COM O GIBISÃO EM PRIMEIRO LUGAR TAMBÉM COM MUITA DEDICAÇÃO DA PROFE MARIA JOSÉ SITÓ DA SILVA.

    ResponderExcluir
  5. Eu Diego Henrique Soares Dorneles muito colaborei com esse trabalho do GIBISÃO. Agradeço a prof. MARIA JOSE SITÓ DA SILVA>

    ResponderExcluir
  6. Eu Leonardo Xavier muito pesquisei e estudei para realizar esse trabalho do GIBISÃO com a colaboração e ajuda da prof. Maria José Sitó Da Silva.

    ResponderExcluir
  7. A professora Maria José muito contribuiu para que este trabalho se realizasse da melhor forma possível. NATALIA DA SILVA PEREIRA>

    ResponderExcluir
  8. O trabalho do GIBISÃO proporcionou estudar mais nosso município. Agradeço a minha prof Maria José Sitó da Silva GABRIEL MACHADO

    ResponderExcluir
  9. A nossa turma está de parabéns! Obrigado a prof, Maria José.

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS A PROFESSORA MARIA JOSÉ SITÓ E A SUA TURMA DO 5° ANO DA ESCOLA PATRÍCIO DIAS FERREIRA PELA CONQUISTA DO 1° LUGAR NO GIBISÃO.
    PARABÉNNNNNNSSSSSSSSSSSSSS.
    LILIANE MACIEL

    ResponderExcluir