quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pronatec de Caçapava virá referencia de sucesso no Estado

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, a Secretária de Assistência Social de Caçapava do Sul, Rosa Vivian, esteve em Porto Alegre, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), para apresentar a convite da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, a história do Pronatec de Caçapava, que em 10 meses se tornou referencia de sucesso em todo o Rio Grande do Sul, onde até o final de 2014, 6,81% da população terá capacitação profissional.
Junto com Caçapava, foram convidados para apresentar um “Case” de sucesso do Pronatec, os Municípios de Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Rio Grande. Com isso, segundo dados do Governo em proporções de capacitados e organização por número de habitantes, Caçapava é atualmente um dos “Case” de funcionamento do Pronatec em todo o Rio Grande do Sul.
O evento contou com a presença dos Secretários de Assistência Social dos municípios onde funciona o Pronatec, que atualmente ultrapassa 300 cidades em todo o Estado, do Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luiz Augusto Lara, que fez um balanço do Pronatec no Rio Grande do Sul, capacitando mais de 100 mil pessoas, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, do SENAC e do SENAI, que são os órgãos parceiros desta iniciativa feita em parceria entre Municípios, Governo Federal e Governo Estadual.
 A Secretária Rosa apresentou neste seminário, todas as etapas do programa em Caçapava, utilizando o SENAC no inicio para colocar em funcionamentos os cursos escolhidos, preparar a estrutura que era zero e hoje o Pronatec tem até sede própria, os gráficos que foram atingidos, onde mais de 85% dos alunos foram e são oriundos do Bolsa Família e Cadastro Único, o acompanhamento das aulas, as mesas de negociações para pactuar novos cursos, as formaturas e por fim os números formalizados até agora e as projeções para 2014.
Em 2013, Caçapava já capacitou 525 pessoas em diversos cursos, e desse número, cerca de 30% já estão trabalhando na área do aprendizado. Já em 2014 serão 1770 vagas ofertadas, em parceria com o SENAC e SENAI, totalizando até dezembro do ano que vem 2290 pessoas capacitadas em diversos cursos profissionalizantes, representando 6,81% da população Caçapavana.
No final, a Secretária apresentou um vídeo com alguns depoimentos de pessoas que fizeram o Pronatec e hoje estão trabalhando no mercado de trabalho de Caçapava.

“ Foi um grande desafio para a Administração colocar em funcionamento o Pronatec, onde além de capacitar as pessoas, nos tornamos hoje uma referencia para o Estado, onde vários municípios já solicitaram o nosso case, que servirá de modelo para outras cidades, estou muito orgulhosa da minha equipe, principalmente do Luciano Ferreira, da Patrcia e do Rodrigo, que atualmente são as pessoas operacionais do Pronatec dentro da Prefeitura, mas não posso deixar de agradecer ao SENAC, através do Derci e do Leandro, que foram incansáveis para tirarmos este belíssimo programa do papel”, relata a Secretária Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário