terça-feira, 19 de novembro de 2013

Revitalização do Forte Dom Pedro II na fase final

Muralhas limpas, sem nenhum tipo de incrustação da vegetação e com uma tonalidade mais clara. Assim pode-se descrever o Forte Dom Pedro II, em Caçapava do Sul, está praticamente 100% revitalizado. Mas para algumas pessoas, manchas claras nas paredes e também nas cabeceiras do monumento são observadas com estranheza. A informação foi publicada pelo jornal Gazeta de Caçapava.

Segundo o mestre de obras responsável pela obra, Luiz Moacir Arruda, trata-se de um trabalho de consolidação que é recomendado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

- Nas cabeceiras se vê uma diferença porque não soubemos qual material foi usado durante a construção do monumento. Nestes pontos foi feito um trabalho de reestruturação com recolocação das pedras, e utilização de material avaliado em laboratório pelo IPHAN composto de areia, cal, metacaulim e argila - explicou Arruda.

A empresa responsável pelo projeto de revitalização do Forte Dom Pedro II é a Mega Sul Concretos Ltda. que contratou mão de obra local para executar do serviço. O prazo para a execução do projeto se encerra no dia 22 de dezembro. 

De acordo com Arruda, o trabalho está sendo feito por uma equipe de 15 pessoas que também é responsável pela limpeza e a aplicação de um produto natural, conhecido com a água da cal, para a cristalização da argamassa, colocada em alguns pontos.

O próximo passo do projeto prevê um estudo arqueológico na área onde está localizado o Forte, porém segue sem data definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário